fbpx

Cursos Intensivos

Farmacologia Aplicada

O curso tem como objetivo oferecer subsídios de farmacologia para a prática dos profissionais de saúde, envolvidos direta ou indiretamente com o uso de medicamentos, de forma a promover a adesão ao tratamento, a detecção de reações adversas, a identificação de riscos e a prevenção de erros de medicação e de danos aos usuários.
O curso, além de estar aberto a receber profissionais de diversas áreas do conhecimento, com visões e necessidades distintas em relação a medicamentos, foi planejado para que o aprendizado aconteça a partir da discussão de casos reais. Assim, os conteúdos estão dirigidos a proporcionar maior segurança ao profissional durante a realização de suas atividades junto a pacientes que utilizam medicamentos.
O curso contempla Avaliações de Conhecimento em relação aos conteúdos abordados, não obrigatórias e com Chave de Resposta*, e o aluno que obtiver Média de Aproveitamento Igual ou Superior a 7,0 (considerando a nota de todas as avaliações disponíveis) terá esta informação de nota incluída em seu certificado de conclusão de curso, como reconhecimento ao seu desempenho. Os alunos que não realizarem as Avaliações de Conhecimento ou não obtiverem a nota mínima receberão o certificado de conclusão de curso sem a discriminação desta nota de aproveitamento.
* Para cada alternativa incorreta da avaliação, haverá uma explicação do porquê da incorreção, contribuindo para que o processo seja avaliativo-formativo para o aluno.

EAD Turma Início das Aulas
Educação a Distância (EaD) – Transmitida ao Vivo em Sala Virtual 22 31/Janeiro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais Segundas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Farmacologia é uma ciência que estuda a origem, natureza, propriedades, ações e empregos dos fármacos, bem como seus efeitos sobre os organismos vivos. Os medicamentos constituem o principal recurso terapêutico utilizado na atualidade para prevenir, controlar e curar enfermidades e é muito comum que os profissionais da área da saúde, de alguma forma, necessitem envolver-se com esta temática durante o exercício de sua prática profissional.
    Assim, o mercado de trabalho é amplo, pois as diferentes instituições ou estruturas de cuidado à saúde necessitam de profissionais da saúde, que ao atuarem diretamente no processo de uso de medicamentos, sejam capazes de desempenhar atividades de seleção, dispensação, orientação e administração, de forma que suas condutas possam contribuir para prevenir problemas com medicamentos e otimizar resultados de seu uso. São necessários, também, profissionais, que mesmo não atuando diretamente no processo de uso de medicamentos, possam levar em consideração a terapêutica farmacológica utilizada pelos pacientes que atendem, de forma que suas condutas possam não interferir, ou interferir minimamente, nos resultados do tratamento farmacológico e, ao mesmo tempo, que os medicamentos não causem interferência nos resultados de sua prática profissional junto aos pacientes assistidos.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde que desenvolvem atividades junto aos usuários de medicamentos (em especial farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, técnicos de farmácia e de enfermagem). Indicado também para outros profissionais de saúde que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos de farmacologia, tais como, dentistas, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender os benefícios e riscos inerentes ao uso de medicamentos e a importância do desenvolvimento de processos seguros relacionados a seu uso;
    • Prover orientações aos pacientes sobre medicamentos prevenindo o surgimento de problemas durante o processo de uso que possam interferir nos resultados farmacoterapêuticos;
    • Suspeitar do aparecimento de eventos adversos e problemas relacionados com medicamentos;
    • Aplicar os conhecimentos da farmacologia em sua prática diária junto aos usuários de medicamentos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Origem e Desenvolvimento dos Fármacos. 3h30min
    Formas Farmacêuticas e Vias de Administração dos Fármacos. 8h
    Fundamentos de Farmacocinética, Farmacodinâmica e Farmacoterapia. 16h
    Fármacos Antimicrobianos e Antiparasitários. 12h
    Fármacos que Atuam no Sistema Nervoso Autônomo. 8h
    Fármacos que Atuam no Sistema Cardiovascular e Renal. 8h
    Fármacos que Atuam no Sistema Respiratório. 8h
    Fármacos que Atuam no Sistema Digestório. 7h
    Fármacos que Atuam no Sistema Ocular. 4h
    Fármacos que Atuam no Sistema Endócrino. 12h
    Fármacos Analgésicos, Anti-inflamatórios e Antialérgicos. 8h
    Fármacos que Atuam no Sistema Nervoso Central. 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    107h30min

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    Serão realizadas atividades de discussão de casos clínicos envolvendo a farmacologia de todas as classes terapêuticas tratadas no curso de forma aplicada às situações reais da prática assistencial dos profissionais de saúde.

    Coordenação

    Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
    Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze (11) anos de experiência em Farmácia Hospitalar, cinco (05) anos em Farmácia Comunitária e mais de 15 anos em Coordenação de Cursos Intensivos e de Pós-Graduação na Área Farmacêutica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine: Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica – CONBRAF, Semana Racine – Congresso de Farmácia e do Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos – PCare. Participante de diversos congressos nacionais e internacionais na área hospitalar e em assistência farmacêutica como ministrante de cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Autora de capítulo do livro Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, tradutora do livro Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos, coordenadora e revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    Profissionais regularmente inscritos no CRQ – IV têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine que variam de 15% a 25% – consulte.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    (Portugal) Os créditos de desenvolvimento pessoal são garantidos por Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram