fbpx

Topo Páginas CPG

Farmácia Oncológica e Cuidados Farmacêuticos em Oncologia

O curso tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos que atuam na área de oncologia, oferecendo subsídios de farmacologia, farmacoterapia, atenção farmacêutica e farmacotécnica oncológica, de forma a contribuir para uma prática farmacêutica de qualidade em Unidades de Saúde que atendem pacientes oncológicos.

 

*Para alunos que optarem pelas
modalidades Presencial e Semipresencial

Presencial Semipresencial e EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Instituto Racine
Via Internet –Telepresencial
Aula Presencial no Instituto Racine
13ª 11/Janeiro/2020

 

Valores e Forma de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A significativa alteração na demografia mundial, em função da redução das taxas de mortalidade e natalidade e aumento da expectativa de vida e de envelhecimento populacional, determinou uma modificação significativa nos padrões de saúde e doença no mundo, conhecida como Transição Epidemiológica. Tal transição é caracterizada por alteração no perfil de morbimortalidade, com queda da taxa de doenças infecciosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, em especial, as doenças cardiovasculares e o câncer.

    O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. A Oncologia, uma especialidade recente, ainda não conta com número suficiente de profissionais, de todas as áreas do conhecimento, capacitados para fazer frente à demanda crescente dos serviços de saúde. O farmacêutico, bem preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.

    Em todas as áreas de atuação profissional a atualização é fundamental, no entanto, no caso da oncologia, ela é ainda mais necessária, não só para o desenvolvimento da carreira, mas também para que o profissional conheça os recursos e descobertas científicas que vem sendo intensamente exploradas nas áreas Farmacêutica e da Genética, que são determinantes para a ampliação das opções terapêuticas para atender as necessidades dos pacientes.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos que atuam na área de oncologia, tanto na área clínica quanto na farmacotécnica oncológica. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender as bases epidemiológicas, genéticas e moleculares do câncer, bem como as bases da oncologia clínica;
    • Conhecer as bases da farmacologia, farmacologia clínica e farmacoterapia do câncer de forma a aplicá-las para a tomada de decisões clínicas no âmbito da oncologia;
    • Aplicar métodos clínicos de avaliação da farmacoterapia: na admissão, na internação e na alta hospitalar;
    • Aplicar métodos de acompanhamento farmacoterapêutico ao paciente oncológico;
    • Estruturar uma Central de Medicamentos Antineoplásicos em Unidades de Saúde, seguindo as normativas vigentes;
    • Analisar e notificar suspeitas de eventos adversos com medicamentos antineoplásicos;
    • Orientar o paciente e seus familiares em relação às condutas a seguir na administração de medicamentos e na manifestação de eventos adversos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Fundamentos de Oncologia e de Farmacologia Oncológica: Histórico e Epidemiologia das Neoplasias; Bases Genéticas e Moleculares do Câncer; Modalidades de Tratamento do Câncer: Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia; Agentes Antineoplásicos; e de Suporte; Agentes Antineoplásicos Orais; Classes Especiais de Medicamentos em Oncologia: Imunoterapia, Terapia Alvo; Biossimilares em Oncologia; Farmacologia da Dor em Oncologia; Radiofármacos em Oncologia. 60h15min
    Farmacoterapia de Neoplasias Prevalentes em Adultos e Crianças: Oncologia Clínica – Estadiamento, Avaliação do Paciente Oncológico, Métodos Diagnósticos e Propostas de Tratamento; Medicina Baseada em Evidência; Vias Usuais e Especiais de Administração de Antineoplásicos Protocolos de Tratamento de Tumores Sólidos; Protocolos de Tratamentos de Tumores em Hematologia; Medicina de Precisão em Oncologia. 40h15min
    Boas Práticas Clínicas Farmacêuticas em Oncologia: Farmácia Clínica, e Atenção Farmacêutica e cuidados farmacêuticos; Farmácia Clinica em Oncologia; Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente Oncológico; Conciliação de Medicamentos na Admissão, Internação e Alta Hospitalar; Assistência Farmacêutica a Pacientes em Uso de Antineoplásicos Orais; Farmacovigilância em Oncologia. 22h45min
    Boas Práticas Farmacotécnicas em Oncologia: Avaliação da Prescrição de Medicamentos Antineoplásicos e de Suporte; Requisitos Estruturais e Humanos de uma Unidade de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos Injetáveis; Biossegurança na Central de Misturas; Simulação de Preparo de Antineoplásicos em Vídeo.
    Estudo de casos
    32h
    CARGA HORÁRIA TEÓRICA (Presencial, Semipresencial e EAD)  155h15min
    Simulação de Preparo de Antineoplásicos*
    Aula Presencial na sede no Instituto Racine para as modalidades presencial e semipresencial 
    8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL (TEÓRICA + PRÁTICA) (Presencial e Semipresencial)
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    163h15min

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.


    Atividades Práticas

    Simulação de Preparo de Antineoplásicos: preparação simulada com base nas melhores práticas de manipulação de agentes antineoplásicos, levando em conta aspectos de biosseguranças, de segurança do paciente e de respeito ao meio ambiente.

  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD Periodicidade
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30) Aulas em Um Final de Semana ao Mês.
    Sábado (09h às 18h)
    Domingo (08h às 17h)

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    37 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    251_2016

    Coordenação

    Káthia Ferraro Lopes
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) e Membro da mesma Sociedade desde 2.000. Especialista em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares. Atua na área de Farmácia Oncológica e Central de Preparo de Misturas Estéreis desde 1989, tendo trabalhado no Hospital A.C. Camargo, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Samaritano e em empresas especializadas, como Farmoterápica e Clinica de Oncologia. Participou da elaboração dos Guias: “Preparo de Medicamentos Antineoplásicos” e “Notificação de Reações Adversas”, publicados pela SOBRAFO. Atua como Speaker da Empresa Sanofi. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


Facebook
LinkedIn
Instagram