Topo Páginas CPG

Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas

O Curso Intensivo Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas tem como objetivo capacitar o enfermeiro para utilizar o raciocínio e julgamento clínico, com base em evidências científicas, para atuação segura e de qualidade no manuseio de feridas e estomas em diversos ambientes de prática profissional.

Carga Horária Total: 36h
Data de Início
Aguarde*
Aulas Teóricas 100% Online
com Encontro Presencial destinado a Estudos Práticos de Feridas e Estomas**

* O aluno terá 04 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição. Início do curso sujeito à formação de turma.
**Data do Encontro Presencial de 12 horas: a definir.

Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Atualmente, hospitais e clínicas públicas e privadas buscam melhorar a qualidade de seus serviços por meio de selos de qualidade, tais como, ONA e Joint Comission. No processo de melhoria na qualidade da Assistência de Enfermagem, os indicadores mais apreciados são a prevenção e o tratamento de lesões de pele e a orientação ao autocuidado. Entretanto, verificamos que a formação do enfermeiro contempla muito superficialmente a temática relacionada a feridas e estomas, cabendo ao profissional buscar meios para aprofundar seu conhecimento. O curso intensivo “Enfermagem no Cuidado de Estomas e Feridas” qualifica o enfermeiro a realizar atividades nas mais diversas áreas (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, programas de atenção básica à saúde e assistência domiciliar), podendo realizar os diversos protocolos de prevenção e tratamento de feridas e manejo de estomas, tornando estes profissionais um diferencial para a instituição em que atuam.

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros e graduandos de enfermagem que atuam ou pretendam atuar no manuseio de feridas e estomas. Também é útil para docentes de graduação da área de enfermagem.

    Nota: Profissionais de Nível Superior não enfermeiros poderão ser aceitos no curso mediante avaliação, pela coordenação, de curriculum vitae e carta de intenções.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Assistir o indivíduo portador de estoma nas fases pré e pós-operatórias imediatas, mediata e tardia, portadores de fístulas digestivas, com cateteres e drenos, tanto em nível hospitalar como ambulatorial e domiciliar;
    • Executar os procedimentos e rotinas aliadas à abordagem prática, pertinente aos diferentes tipos de coberturas (curativos);
    • Compreender os aspectos científico e tecnológico dos produtos destinados ao manejo de feridas;
    • Realizar um atendimento adequado, individual e humano ao paciente portador de ferida;
    • Realizar protocolos de assistência a portadores de feridas e estomas;
    • Atuar na Educação Continuada da Equipe de Enfermagem, aprimorando seu conhecimento técnico-científico;
    • Promover novas abordagens de enfermagem na área de Estomas e Feridas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Aspectos Práticos e Legais da Enfermagem na Assistência em Feridas e Estomas;
    Revisão de Anatomia e Fisiologia dos Tratos Digestivo e Respiratório;
    Estomas de Respiração, Alimentação e Eliminação;
    Assistência de Enfermagem ao Portador de Estoma de Respiração, Alimentação e Eliminação;
    Assistência Psicológica e Nutricional aos Portadores de Estoma com Ênfase ao Portador de Estoma de Eliminação;
    Procedimento Cirúrgico da Colostomia;
    Gastrostomia Percutânea Endoscópica;
    Equipamentos e Acessórios para Estomas;
    Anatomia da Pele e Fisiologia da Cicatrização;
    Conceitos e Classificação de Feridas;
    Avaliação de Feridas e Condutas para seu Tratamento;
    Desbridamento de Feridas;
    Principais Coberturas e Tratamentos Alternativos;
    Processo Inflamatório Passo a Passo;
    Regeneração e Cicatrização de Feridas.
    Encontro para Estudos Práticos de Feridas e Estomas: Aula Prática de Desbridamento de Feridas e Apresentação de Trabalhos e Experiências em Feridas pelos Alunos; Workshop de Coberturas de Feridas.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 36h
    Visita Clínica Especializada em Estomaterapia (Opcional): Apresentação e discussão da experiência de abrir uma empresa e da realidade do dia-a-dia em um consultório de enfermagem especializado. 4h
  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


    Docente

    Andréia Bertelli

    Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté e em Atendimento Domiciliar na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Sócia Proprietária da Estomacare Consultório de Enfermagem Especializada. Responsável pela implantação do Serviço de Estomaterapia de um Hospital Privado na cidade de São Paulo, onde atuou por sete anos. Experiência de 6 anos em Clinica Médica e Hospital Privado. Vivência na Área Acadêmica, ministrando aula para Graduação de Enfermagem na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica.Docente do Instituto Racine.