Topo Páginas CPG

Gestão de Projetos em Educação Nutricional

O Curso Intensivo Gestão de Projetos em Educação Nutricional tem como objetivo tem como objetivo oferecer ferramentas para o planejamento de intervenções de educação alimentar e nutricional baseadas em uma estrutura teórico-metodológica envolvendo a concepção, a formulação e a avaliação de ações para a promoção da alimentação saudável em diversos contextos organizacionais e institucionais.

Carga Horária Total: 60h Data de Início
Aguarde*
Aulas Teóricas 100% Online
com Elaboração de Projeto de Educação Nutricional**

* O aluno terá 4 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição.
** O Projeto de Educação Nutricional será realizado à distância. Os Professores do Curso efetuarão a correção e farão comentários a respeito dos mesmos em aula transmitida ao vivo pela internet.Datas a definir.

Registre seu Interesse

  • 20141114_CIEN

    Projeto de Educação Nutricional

    O curso proporciona uma sólida formação, abordando os aspectos conceituais, contextuais, estratégicos e operacionais, que permitem domínio das técnicas de educação nutricional e sua utilização como um importante instrumento de mudança de comportamento alimentar, culminado com a elaboração de um projeto de educação nutricional, no qual os temas tratados ao longo do curso são consolidados e poderão ser aplicados no contexto de atuação profissional do aluno.

    O projeto será desenvolvido ao longo do curso e discutido em encontro presencial/transmitido de 8 horas. Para os alunos inscritos no primeiro semestre o encontro será em 17/julho/2015, já para os alunos inscritos no segundo semestre o encontro ocorrerá em 11/dezembro/2015.

     

     

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Educação Nutricional pode ser definida como o conjunto de atividades de comunicação destinado a melhorar as práticas alimentares indesejáveis, mediante uma mudança voluntária das condutas relacionadas com a alimentação, tendo como finalidade a melhoria do estado nutricional da população.

    A alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, reconhecido internacionalmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. 25) e pelo Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – PIDESC (art. 11), sendo inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público e a iniciativa privada adotarem Políticas e Ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

    Diante da transição nutricional e da exigência em relação à melhoria da qualidade de vida, desde o nascimento até a idade avançada, verifica-se a necessidade de profissionais capacitados e habilitados para desenvolver ações educativas no campo nutricional com o propósito de promover hábitos alimentares saudáveis, por meio de dinâmicas ludo pedagógicas que transmitam o conteúdo de forma simples e agradável, permitindo ao público a assimilação das informações transmitidas e sua aplicação no dia-a-dia de forma adaptada a seu contexto cultural e social.

    Tradicionalmente, a educação nutricional consiste em orientações oferecidas nos centros de saúde e serviços de extensão, com o emprego muitas vezes inadequado de técnicas educativas, sobretudo de palestras, utilizadas indiscriminadamente, como uma fria transmissão de conhecimentos. Como o comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores, a educação nutricional, com base em planejamento estratégico, precisa ser estruturada de forma a facilitar o processo de mudança dos hábitos alimentares, no sentido de promoção de uma alimentação saudável, o que corresponde ao objetivo primeiro de todo nutricionista. Para obter êxito nessa tarefa, toda atividade de educação nutricional deve estar baseada em um cuidadoso estudo das condutas, atitudes e práticas dos grupos populacionais atendidos. Deve-se também fazer um considerável esforço no campo da comunicação, já que somente as estratégias de utilização de vários canais é capaz de promover o enfrentamento de um desafio tão ambicioso.

    O curso proporciona uma sólida formação, abordando os aspectos conceituais, contextuais, estratégicos e operacionais, que permitem domínio das técnicas de educação nutricional e sua utilização como um importante instrumento de mudança de comportamento alimentar, culminado com a elaboração de um projeto de educação nutricional, no qual os temas tratados ao longo do curso são consolidados de forma aplicada.

     

  • A Quem se Destina

    Indicado para profissionais nutricionistas e estudantes de nutrição que atuam ou pretendem atuar:

    • Em Clínicas de Nutrição;
    • Em Hospitais;
    • Como Personal Diet;
    • Em Escolas;
    • Em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF);
    • Em Unidades Básicas de Saúde (UBS);
    • Em Instituições de Longa Permanência;
    • Em Vigilância Alimentar e Nutricional
    • Em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN);
    • Com Marketing e Varejo de Alimentos;
    • Em Docência na Graduação e Pós-Graduação.

    Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Desenvolver um programa de educação nutricional em vários contextos organizacionais e de prática profissional;
    • Capacitar multiplicadores para a promoção de ações de mudança voluntária de hábitos alimentares;
    • Coordenar equipes de educadores nutricionais;
    • Desenvolver habilidades para realizar ações de Educação Nutricional.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Antropologia e Sociologia da Alimentação;
    Epidemiologia e Transição Nutricional e Doenças Alimentares;
    Internet e Saúde;
    Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos de Educação Nutricional (PEN);
    Educação em Saúde;
    Estratégias Educacionais;
    Ações Educativas com Abordagem em Equipe Multi e Inter e Transdisciplinar;
    Educação Nutricional e Suas Ferramentas.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 60h
  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


     

    Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato

    Nutricionista, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo e Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde pela mesma Universidade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Possui experiência com atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando avaliação antropométrica, dietética e de exames complementares com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Este curso é ministrado por docentes qualificados e que trazem para o ambiente de ensino a experiência de sua rotina profissional, contribuindo para que o aluno esteja preparado para enfrentar os desafios do trabalho em Educação Nutricional.