fbpx

Cursos Intensivos

Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos

Foco em Métodos Cromatográficos e Espectrométricos

Apresentar e discutir as aplicações dos métodos analíticos que dão suporte a atividades de desenvolvimento de produtos, de análise de formulação que tenha sofrido alteração de composição, de fornecedor ou de processo, destacando aspectos relacionados à sua otimização, validação, definição de especificações e transferência para o controle de qualidade.

O diferencial deste curso é apresentar os temas com uma visão prática e aplicada, a partir da discussão de casos e realização de exercícios de aplicação prática.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial
+ 1 Encontro Presencial
02 30/Junho/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais  Terças-Feiras (18h30 às 22h30)
01 Encontro Presencial ao Final do Curso Sábado (09h00 às 18h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O profissional que pretende atuar na interface ou diretamente focado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de novos produtos e novos fornecedores depara-se, cada vez, mais com os desafios relacionados com a complexidade das ferramentas de análise, coleta e interpretação de dados, cálculos estatísticos e a crescente inclusão de novas tecnologias. Assim, o mercado de trabalho tem valorizado o profissional que busca aperfeiçoamento e aprendizagem continuada, dinamismo e interesse por novos conhecimentos, complementares à sua formação acadêmica. Neste sentido, realizar este curso, representa um diferencial no perfil profissional, permitindo a consolidação e a aplicação prática do conhecimento necessário para atuação no desenvolvimento e validação de métodos analíticos.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos que atuam ou pretendam atuar em indústrias farmacêuticas. Indicado também para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os principais métodos analíticos utilizados para avaliar novos produtos ou propostas de alterações de formulação, de fornecedores ou de processos de fabricação;
    • Discutir a seleção dos métodos analíticos mais adequados para cada caso;
    • Conhecer as etapas envolvidas no desenvolvimento de métodos analíticos;
    • Avaliar e elaborar protocolos e relatórios de desenvolvimento e validação de métodos analíticos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Desenvolvimento de Métodos Analíticos: Introdução, Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Fornecedores, Especificações de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) e Caracterização Analítica. 12h
    Métodos Analíticos: Visão Geral, Características, Aplicações e Seleção para Caracterização de Matérias Primas e IFA. 4h
    Desenvolvimento de Métodos Espectroscópicos: Espectrometria de Absorção Atômica (EAA), Plasma Indutivamente Acoplado (ICP), Espectrofotometria de Absorção no UV/Vis, Espectrometria de Infravermalho (IR), Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Difração de Raios-X 4h
    Desenvolvimento de Métodos Cromatográficos: Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia em Camada Delgada (TLC) e Cromatografia Delgada de Alta Performance (HTPLC). 12h
    As Diferentes Técnicas de HPLC: Versatilidade de Colunas, Fases Móveis, Escolha de Equipamentos e Detectores Acoplamento com Espectrômetros de Massas. 4h
    Validação de Métodos Analíticos e Uso de Ferramentas Estatísticas (RDC nº 166/2017 ANVISA e ICH Q2/R1, Q2/R2, Q14). 12h
    Especificações, Procedimentos e Transferência para o Controle de Qualidade. 4h
    Estudo de Casos, Aplicações e Prática Simulada: Protocolos e Relatórios (Atividade Presencial). 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    60h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais transmitidas ao vivo, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    A atividade prática em sala de aula contribui para a consolidação do conhecimento adquirido na modalidade EaD e permite aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Coordenação

    Glaucia Maria Ferreira Pinto
    Química, graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutora em Engenharia Química na área de Processos de Separação, Doutora em Ciências na Área Analítica e Mestre em Química Analítica pela UNICAMP. Cursando Especialização em Química Medicinal pela Davidson College (Estados Unidos). Atua desde 1993 em laboratórios analíticos, tendo atuado como Coordenadora e Supervisora de Desenvolvimento (P&D) e Controle de Qualidade, nas empresas EMS e Marjan. Atualmente é Consultora independente em Pesquisa e Desenvolvimento e Gestora de Projetos, na empresa CROMVAL Lab. Coordenadora do Curso de Química, Gestão Ambiental do Centro Universitário de Paulínia e Docente do Curso de Química e de Engenharia de Produção na mesma Instituição. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram