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Cursos Intensivos

Marketing Farmacêutico

Medicamentos e Produtos para a Saúde.

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem nas principais rotinas do marketing de medicamentos e de
produtos para a saúde com base na aplicação de métodos utilizados para o mapeamento de oportunidades de mercado e na
implementação de estratégias de divulgação e venda de produtos.

Serão apresentados os conceitos de gestão estratégica de marcas com base no Master Market Intelligence Plan (MMIP), método
utilizado mundialmente na construção de planos de negócios, a partir da prospecção de novos produtos ou consolidação das
marcas atuais, com base em uma análise apurada do potencial de mercado, da contribuição estratégica, do planejamento, da
execução e do monitoramento dos resultados e com a realização de correções imediatas de rotas com vistas a aumentar a
rentabilidade e a saúde financeira da empresa no curto, médio e longo-prazos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial + Encontro Presencial
para Apresentação de Plano de Marketing*
Vagas Remanescentes

*A Apresentação do Plano de Marketing será feita, preferencialmente, na modalidade presencial. Contudo, caso o aluno não tenha disponibilidade poderá apresentar na modalidade a distância, desde que previamente acordado com o coordenador do curso.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As movimentações dos mercados industriais, nacional e internacional, de medicamentos e produtos para a saúde, têm obrigado as empresas a repensarem sua forma de atuação no setor principalmente no que tange às estratégias comerciais e de marketing. Se em um passado não muito distante, bastava à companhia colocar seu produto no mercado, treinar a Força de Vendas e criar ações promocionais um pouco mais elaboradas para o produto vender naturalmente, hoje, este modelo perdeu espaço exigindo uma nova dinâmica de trabalho.

    Os avanços tecnológicos têm permitido o lançamento de produtos em um tempo cada vez mais curto e, para além disto, a queda de patentes traz novos competidores com propostas de valor diferentes, somados à redução do número de verdadeiras inovações e, em virtude deste fenômeno, o setor tem gerado grande demanda por profissionais capacitados para atuarem na área de marketing, de forma a contribuir para a sustentabilidade do negócio.

    Assim, os profissionais que atuam ou pretendam atuar no segmento do marketing necessitam manter-se atualizados e em constante desenvolvimento para ocupar cargos estratégicos na hierarquia das empresas contribuindo, assim, para promover o alcance dos objetivos corporativos e de carreira.

    Vale ressaltar que os profissionais com formação na área da saúde têm agregado ainda mais valor a suas carreiras ao unir
    conhecimentos avançados em marketing e vendas a seus currículos, tornando-se fortes candidatos às vagas disponíveis no
    mercado.

  • A Quem se Destina

    O curso é indicado a profissionais que atuam ou desejam ingressar na área de marketing e vendas de medicamentos e de produtos para a saúde, tais como, administradores, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas e outros profissionais oriundos de áreas correlacionados. Indicado, também, para docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender as rotinas e metodologias utilizadas na gestão de Produtos para a Saúde e Medicamentos;
    • Incrementar a visão analítica voltada ao consumidor de medicamentos e produtos para a saúde, visando atender suas
      necessidades;
    • Entender como gerar valor agregado e rentabilidade aos produtos no curto, médio e longo prazos;
    • Incrementar a visão estratégica para a implementação de ações promocionais de excelência que maximizem as vendas e
      o retorno financeiro sobre o investimento;
    • Conhecer as interrelações entre a área de marketing e os demais departamentos no contexto das Indústrias
      Farmacêuticas.
  • Programa do Curso

    Planejamento Estratégico de Marca Orientado ao Mercado de Saúde – Mercado Farmacêutico e de Produtos para a
    Saúde; Conceito sobre Missão, Valores e Cultura Organizacional; Leitura do Ambiente Competitivo e Gerenciamento do
    Portfólio de Produtos; Raciocínio de Marketing para as Áreas Técnicas.
    4h
    Introdução ao Marketing e Aplicação na Área da Saúde – Conceitos de Marketing; Gestão de Marca; Metodologias
    Utilizadas no Planejamento de Marketing para a Área da Saúde; Responsabilidades do Gerente de Produto; Rotinas de
    Marketing e Interfaces com as demais Áreas da Empresa.
    4h
    Pesquisa de Mercado – Ferramentas para o Mapeamento de Oportunidades Quantitativas, Qualitativas e de
    Necessidades Primárias e Secundárias dos Consumidores (Customer Needs); Pesquisas Qualitativas (Focus Group) e
    Formação de um Grupo de Especialistas para Suportar as Estratégias de Marketing (Advisory Board); Busca de
    Informações para Suportar uma definição Estratégica.
    8h
    Pesquisa Clínica: Pesquisa de Mercado X Pesquisa Clínica; Relação entre os Departamento Médico e de Marketing (Farmacovigilância, Análise Técnica de Materiais Promocionais e Treinamento da Força de Vendas). 4h
    Excelência Comercial – Organização e Gestão da Área Comercial nas Empresas; A Função dos Representantes de
    Vendas; A Relação entre os Profissionais da Área de Marketing e os Profissionais de Saúde; Sistemas de Mensuração de
    Resultados e Premiação.
    4h
    Plano de Marketing – Análise do Cenário Competitivo: Conceito e Aplicação da Metodologia para Análise do Cenário
    Competitivo; Definição do Segmento de Mercado e dos Principais Competidores para o Produto Selecionado.
    8h
    Gestão de Território, Competências Analíticas e KPI: Organização e Implementação de Estratégias de Marketing no Território (Funções do Representante, do Gerente Distrital e do Gerente Regional de Vendas); Competências Analíticas e de Implementação no Território; Mensuração de Resultados e Premiação de Equipe de Vendas. 8h
    Plano de Marketing – Ações de Lançamento e Ações Promocionais de Produtos em Linha: Pilares Estratégicos e
    Ações Promocionais Utilizadas pela Indústria Farmacêutica e de Produtos para a Saúde; Conceito de Efetividade da Força
    de Vendas e Matriz ABCD de Segmentação; Mídias para a Implementação de Ações Digitais. Relação entre Promoção de
    Produtos Tradicional Vs Digital.
    Estudos de Casos.
    12h
    Plano de Marketing – Conceito e Aplicação das Ferramentas Financeiras: Conceito de Metas e Objetivos SMART;
    Noções Básicas de Previsão de Vendas (Forecasting); Ferramentas Financeiras (P&L e ROI) e Indicadores de
    Performance (KPI).
    4h
    Finalização e Apresentação de Plano de Marketing 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    64h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD Periodicidade
    Quinta-Feira (18h30 às 22h30). Aulas uma vez por Semana.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de
    estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas
    constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


    Atividades Práticas

    A cada módulo, conforme os conceitos forem sendo introduzidos, será estruturada uma das etapas de um plano de marketing de
    um produto escolhido, com suporte do coordenador do curso. Este trabalho será realizado em grupo e, ao final do curso, cada
    grupo apresentará o plano de marketing elaborado.


    Coordenação

    Luís Fernando Chinatto
    Administrador de Empresas, graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Especialista com MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui certificação em Liderança Corporativa pelo Grupo Ibmec Educacional e em Desenvolvimento de Produtos e Serviços pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na Área de Marketing e Vendas desde 1997, tendo atuado como Propagandista no Laboratório Roche, como Gerente de Produtos no Aché Laboratórios,
    Boheringer-Ingelheim e Organon do Brasil, como Gerente de Marketing na Schering-Plough e Merck Sharp and Dohme, como
    Gerente de Unidade de Negócios na Zodiac e como Diretor de Unidade de Negócios na Merck Serono. Dentre as principais
    premiações recebidas estão: “o Melhor Lançamento de 2004 em valor” – produto Artrolive – Aché Laboratórios; Prêmio de
    Implementação da Melhor Estratégia Mundial 2010 – Cerazette; Prêmio de Melhor Projeto de Educação Médica Continuada para Tratamento da Infertilidade na América Latina 2013 – Merck Serono. É professor dos cursos de marketing farmacêutico da IQVIA e sócio fundador da LC NEO, empresa de serviços especializada em projetos multicanal e consultoria de marketing e planejamento estratégico para a área de saúde. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.


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