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Cursos Intensivos

Introdução à Hemoterapia e Gestão em Serviços de Hemoterapia

O curso tem como objetivo apresentar os aspectos éticos, legais e sanitários da Hemoterapia no Brasil e capacitar profissionais para a estruturação física de Serviços de Hemoterapia. Aborda, também, aspectos de Gestão da Qualidade, da Informação e de Gerenciamento de Resíduos aplicados à Hemoterapia e tem como diferencial explorar problemáticas reais encontradas nos Serviços de Hemoterapia, incluindo uma mesa redonda com especialistas na área sobre os atuais desafios do segmento no Brasil.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 28/Junho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Segunda-Feira (18h30 às 22h30)
Encontros aos Finais de Semana Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 12h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Hemoterapia é uma modalidade específica de tratamento de doenças e condições clínicas com o uso do sangue humano ou de seus componentes, que evolve uma complexidade de ações, as chamadas Atividades Hemoterápicas ou Ciclo do Sangue, desenvolvidas pelos Serviços de Hemoterapia.
    Os Serviços de Hemoterapia são sistemas complexos e de alta vigilância devido à natureza dos procedimentos de cuidados a doadores e a pacientes, e das atividades de produção de produtos terapêuticos injetáveis com uso de insumos, equipamentos e tecnologias muito diversificados. Portanto, tais serviços estão submetidos a normas éticas, técnicas e sanitárias emanadas pelo Ministério da Saúde e estão sujeitos a autorização concedida pela Vigilância Sanitária.
    Enquanto integrante do sistema de saúde, os Serviços de Hemoterapia requerem a atuação de profissionais capacitados para implementar e atender às normas vigentes e desenvolver ações específicas para a gestão em qualidade e da informação e para o planejamento e gerenciamento de riscos.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde (Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros) que exerçam ou pretendam exercer atividades relativas a gestão de serviços de hemoterapia, tanto na saúde pública quanto privada. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Interpretar e aplicar as normas éticas, legais e sanitárias que regulam os Serviços de Hemoterapia;
    • Contribuir na Gestão da Qualidade e da Informação em Serviços de Hemoterapia;
    • Contribuir para a análise crítica da estruturação física dos Serviços de Hemoterapia;
    • Contribuir para a implementação das estratégias de Segurança e Saúde dos Trabalhadores em Serviços de Hemoterapia;
    • Contribuir para Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Hemoterapia.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Hemoterapia: Evolução Histórica da Hemoterapia no Mundo e no Brasil; Aspectos Legais e Éticos da Hemoterapia no Brasil; Regulação Sanitária da Hemoterapia no Brasil. 4h
    Gestão em Serviços de Hemoterapia: Gestão da Qualidade; Gestão da Informação; Planejamento dos Serviços de Hemoterapia; Estruturação Física dos Serviços de Hemoterapia; Segurança e Saúde do Trabalhador; Gerenciamento de Resíduos 24h
    Mesa Redonda: Desafios atuais da Hemoterapia no Brasil. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    32h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

    Curadoria

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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