fbpx

Cursos Intensivos

Farmacologia Veterinária

Foco em Cães e Gatos

O Curso Intensivo de Farmacologia Veterinária com Foco em Cães e Gatos tem por objetivo oferecer subsídios de farmacologia para a prática dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com o uso de medicamentos em cães e gatos, de forma a promover a escolha da melhor terapia medicamentosa, considerando o contexto do animal e de seu proprietário, a adesão ao tratamento, a detecção de reações adversas, a identificação de riscos, a prevenção de erros de medicação e de danos, contribuindo, assim, para o uso racional de medicamentos nesses animais de pequeno e porte.

EAD Turma Início das Aulas
EAD – Transmitida ao Vivo 01 21/julho/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas uma vez por semana. Quinta-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado de produtos farmacêuticos veterinários para Pequenos Animais (Pet) no Brasil, apresentou em 2021 um faturamento de mais de R$ 1,7 bilhões e encontra-se em plena expansão. Em pesquisa realizada pelo SINDAN-Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para a Saúde Animal (Radar Pet 2020), levantou-se que cães e/ou gatos estão presentes em 53% dos lares brasileiros (37.672.721 domicílios), colocando o país na segunda posição mundial em população de Pets.
    Os medicamentos são importantes recursos terapêuticos no cuidado à saúde de cães e gatos, permitindo aos médicos veterinários a realização de atos médicos profiláticos e terapêuticos.
    Assim, a farmacologia como ciência que estuda a origem, natureza, propriedades, ações e empregos dos fármacos, bem como seus efeitos sobre os organismos vivos, sejam eles seres humanos ou animais, é um campo do conhecimento que os profissionais envolvidos com o uso de medicamentos em animais necessitam envolver-se durante o exercício de sua prática.
    Considerando que os animais possuem características fisiopatológicas distintas dos seres humanos, que devem ser consideradas quando se pretende fazer profilaxia ou tratar suas enfermidades com o uso de medicamentos, o conhecimento em farmacologia aplicado à área veterinária é fundamental para que os profissionais que atuam na pesquisa de fármacos, na produção de medicamentos, na sua prescrição ou no seu processo de uso, a fim de que suas condutas possam contribuir para prevenir problemas com medicamentos e otimizar os resultados na saúde desses animais.

    A Quem se Destina

    O Curso Intensivo de Farmacologia Veterinária – Foco em Cães e Gatos destina-se a Farmacêuticos, Médicos Veterinários e estudantes de graduação destas áreas, que atuam ou pretendam atuar com a pesquisa, a prescrição e o uso de medicamentos para cães e gatos. É, também, indicado para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em medicina veterinária e farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do Curso Intensivo de Farmacologia Veterinária – Foco em Cães e Gatos, o profissional será capaz de:

    • Compreender os aspectos fisiológicos e patológicos das principais raças de cães e gatos;
    • Compreender as características farmacocinéticas, farmacodinâmicas e farmacoterapêuticas dos medicamentos de uso veterinário em cães e gatos;
    • Conhecer as principais classes de medicamentos utilizados para tratar enfermidades em cães e gatos, suas formas farmacêuticas, vias de administração, compatibilidades e incompatibilidades e interações medicamentosas;
    • Aplicar os conhecimentos de farmacologia para avaliar a racionalidade da prescrição veterinária;
    • Realizar cálculos de doses, considerando as características específicas dos animais.
    • Discutir as formas farmacêuticas industrializadas disponíveis e aquelas que podem ser manipuladas para atender as necessidades específicas do animal a ser tratado
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Anatomia e Fisiologia de Cães e Gatos. 4h
    Propriedades Fisiológicas e Restritivas dos Cães e dos Gatos.
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    Farmacocinética, Farmacodinâmica e Farmacoterapia.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Cálculos de Doses e Vias de Administração de Medicamentos.
    Exercícios de Fixação do Conhecimento.
    4h
    Análise da Prescrição de Medicamentos Veterinários.
    Estudos de Casos.
    4h
    Fármacos Antimicrobianos.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Fármacos Antiparasitários.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Fármacos Antifúngicos e Antivirais.
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo.
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    Fármacos que atuam no Sistema Cardiovascular e Renal.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Fármacos que atuam no Sistema Endócrino.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central.
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    Fármacos Analgésicos e Anti-inflamatórios.
    Discussão de Casos Clínicos.
    8h
    Vitaminas, Minerais e outro Suplementos.
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    80h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    André Luiz Alves Brandão
    Farmacêutico Industrial, graduado pela Universidade José Rosário Vellano. Especialista em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine. Residente Farmacêutico Multiprofissional em Farmácia Clinica – Urgência e Emergência no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Hospital Tatuapé. Graduando em Medicina Veterinária pela Faculdade Alvorada de Saúde. Atuou como farmacêutico na Central de Abastecimento Farmacêutico na Fundação Saúde do Município de Uberlândia. Docente em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de farmácia, enfermagem, biomedicina, atuando no Centro Universitário São Camilo, Universidade de Santo Amaro, Instituto Municipal de São Caetano do Sul e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Docente de Ensino a Distância e Supervisor de Estágio na Farmácia Escola do Centro Universitário São Camilo. Docente no Curso Técnico em Farmácia do SENAC e no Curso Técnico de Auxiliar de Enfermagem do Colégio Fênix. Atua em Farmácia com Manipulação e é Consultor Técnico Científico na área de Desenvolvimento de Formulações, Garantia e Controle de Qualidade. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Prtugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram