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Cursos Intensivos

Farmacologia Aplicada à Hemoterapia

O curso tem como objetivo oferecer subsídios de farmacologia aplicada à hemoterapia para a prática dos profissionais de saúde em Serviços de Hemoterapia, de forma a contribuir para a adesão ao tratamento, à detecção de reações adversas, à identificação de riscos e à prevenção de erros de medicação e de danos aos usuários. O curso inclui noções de Pesquisa Clínica dos Medicamentos Biológicos em Hematologia a Discussão de Casos Clínicos com Enfoque no uso de fármacos alternativos e/ou de suporte à hemoterapia.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 12/Julho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Segunda-Feira (18h30 às 22h30)
Encontros aos Finais de Semana Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 12h)

Registre seu Interesse Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A hemoterapia é uma modalidade específica de tratamento de doenças e de condições clínicas com o uso do sangue humano ou de seus componentes. Como complementos à hemoterapia existem classes de medicamentos que constituem importantes recursos terapêuticos utilizados para prevenir e controlar problemas relacionados ao Sistema Hematopoético e à Hemodinâmica.
    Os Serviços de Hemoterapia necessitam de profissionais da saúde que conheçam os recursos farmacológicos específicos, empregados em hemoterapia, bem como os complementares e alternativos, de forma que sejam capazes de contribuir para a adesão ao tratamento, à detecção de reações adversas, a identificação de riscos e a prevenção de erros de medicação e de danos aos pacientes assistidos.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde (Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros) que exerçam ou pretendam exercer atividades nos serviços de hemoterapia. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender os benefícios e riscos inerentes ao uso de medicamentos e a importância do desenvolvimento de processos seguros relacionados a seu uso no âmbito da Hemoterapia;
    • Prover orientações aos pacientes sobre medicamentos, de modo a prevenir o surgimento de problemas durante o processo de uso que possam interferir nos resultados farmacoterapêuticos no âmbito da Hemoterapia;
    • Suspeitar do aparecimento de eventos adversos e problemas relacionados com medicamentos no âmbito da Hemoterapia;
    • Aplicar os conhecimentos da farmacologia em sua prática diária junto aos pacientes assistidos nos Serviços de Hemoterapia.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Farmacologia Aplicada à Hemoterapia. 8h
    Classes Farmacológicas que atuam no Sistema Hematopoiético e na Hemodinâmica. 8h
    Alternativas Terapêuticas à Hemoterapia/Medicamentos Utilizadas para Estimular a Hematopoese. 8h
    Indicação Clínica dos Fármacos que Atuam no Sistema Hematopoético. 4h
    Pesquisa Clínica dos Medicamentos Biológicos em Hematologia. 4h
    Discussão de Casos Clínicos com Enfoque no Uso Fármacos Alternativos e/ou de Suporte à Hemoterapia. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    40h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

    Curadoria

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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