fbpx

Cursos Intensivos

Comportamento Alimentar

O curso tem como objetivo apresentar ao nutricionista estratégias de educação nutricional e técnicas comportamentais que possibilitem maior adesão e engajamento dos pacientes no tratamento.
É de suma importância também o nutricionista reconhecer os pacientes no que diz respeito aos transtornos alimentares. Fundamental que o profissional entenda o diagnóstico bem como a conduta nutricional, inclusive para que tenha conhecimento suficiente para avaliar a importância de encaminhar estes pacientes para outro profissional especialista, quando for o caso.
O curso traz discussões de casos práticos e, portanto, contribui para que o conhecimento teórico seja aplicado no dia a dia do atendimento clínico em nutrição.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 02 01/Julho/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho do nutricionista clínico é extremamente amplo e os profissionais podem exercer suas atividades em consultórios, atendendo os mais diversos perfis de pacientes, desde aqueles com presença de enfermidades até mesmo aqueles que querem manter uma alimentação mais saudável; em academias, atendendo atletas e praticantes de exercício físico; em hospitais (clínicas, lactários e ambulatórios), ou seja, em todos os locais onde possa atuar como “peça” fundamental no acompanhamento dos pacientes.
    O comportamento alimentar de um dado indivíduo é influenciado por fatores, tais como: o senso comum, as crenças e tabus alimentares, as informações não científicas veiculadas pelos meios de comunicação e, em pequena parcela, pelo conhecimento científico. Para que o nutricionista possa contribuir para a mudança deste comportamento é necessário que, além de estar embasado cientificamente, esteja preparado para abordar o indivíduo de forma assertiva, considerando os aspectos biopsicossociais que influenciam seus hábitos de vida e escolhas alimentares.
    Compreender o comportamento alimentar e utilizar estratégias que aumentem as possibilidades para efetivar mudanças consistentes e duradouras no mesmo são atitudes fundamentais para que o nutricionista clínico alcance efetividade em seus atendimentos e contribua para a melhoria da saúde dos pacientes, o que amplia suas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área clínica nos seguintes espaços:

    • Hospitais (Unidades de Terapia Intensiva, unidades clínicas de diversas especialidades, bancos de leite, lactários, ambulatórios, entre outros);
    • Clínicas ou Consultórios Privados;
    • Unidades Básicas de Saúde;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

    Indicado, também, para docentes nutricionistas de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender aspectos psicobiológicos relacionados ao comportamento alimentar;
    • Aplicar o modelo transteórico como ferramenta para facilitar os estágios de mudança de comportamento;
    • Identificar características dos pacientes com algum transtorno alimentar e direcionar o melhor tratamento nutricional;
    • Aplicar a entrevista motivacional como estratégia do acompanhamento nutricional;
    • Aplicar o aconselhamento dietético, a partir da identificação das melhores ferramentas, de acordo com o comportamento individual.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Aspectos Psicobiológicos do Comportamento Alimentar. 8h
    Modelo Transteórico e Comportamento Alimentar. 8h
    Transtornos Alimentares. 8h
    Entrevista Motivacional. 8h
    Aulas Práticas
    Discussão de Casos Clínicos.
    4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    36h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialista Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialista em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

     

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram