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Cursos Intensivos

Assistência Farmacêutica em Serviços de Hemoterapia

Foco na Resolução N° 673/2019 CFF

O Curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos para exercer as atividades pertinentes à Assistência Farmacêutica (Logística, Vigilância, Serviço de Apoio à Prática Clínica e Farmácia Clínica) em Serviços de Hemoterapia, atendendo à Resolução Nº 673, de 18 de setembro de 2019, do Conselho Federal de Farmácia, que dispõe sobre as atribuições e competências do farmacêutico em Serviços de Hemoterapia e/ou Bancos de Sangue.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 01 12/Setembro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)
Encontros aos Finais de Semana Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 12h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Hemoterapia é uma modalidade de tratamento especifico de doenças e condições clínicas com o uso do sangue humano (seus componentes ou seus derivados), desenvolvida em serviços com sistemas complexos, de alta vigilância e fortemente regulados, devido à natureza dos procedimentos de cuidados a doadores e a pacientes, inclui atividades de produção de agentes terapêuticos injetáveis, com uso de inúmeros insumos, equipamentos e tecnologias diversificadas, que exigem profissionais com capacitação específica para serem bem estruturados e geridos.
    Esta área é caracterizada como uma área de ação multiprofissional e o farmacêutico deve integrar-se à equipe nos diversos serviços de saúde nos quais são implantadas as atividades hemoterápicas. Ao editar a Resolução nº 673/2019, o Conselho Federal de Farmácia descreveu as atribuições e competências do farmacêutico neste segmento, tratando tanto daquelas não privativas ou exclusivas, quanto das atividades específicas pertinentes aos serviços de hemoterapia. Assim, é fundamental que os farmacêuticos estejam capacitados para implementarem atividades de assistência farmacêutica de forma aplicada à realidade e especificidade que esses serviços requerem.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exerçam ou pretendam exercer atividades nos Serviços de Hemoterapia. Indicado, também, a docentes e estudantes dos cursos de graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Desenvolver as ações logísticas para a disponibilização de medicamentos e outros produtos para a saúde necessários nos Serviços de Hemoterapia;
    • Desenvolver as ações de avaliação e monitoramento de materiais, equipamentos, substâncias e insumos industrializados específicos dos Serviços de Hemoterapia;
    • Desenvolver ações de farmácia clínica e serviços de apoio à prática clínica em Hemoterapia;
    • Coordenar e realizar procedimentos de farmacovigilância nos Serviços de Hemoterapia.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Logística para a Disponibilização de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde: Padronização, Pré-qualificação de Fornecedores, Programação, Seleção, Aquisição, Armazenamento, Conservação, Controle de Estoques e Distribuição de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde; Avaliação e Monitoramento, no Âmbito da Vigilância Sanitária, de Materiais, Equipamentos, Substâncias e Insumos Industrializados. 16h
    Farmácia Clínica em Hemoterapia: Semiologia; Interpretação de Exames Laboratoriais; Avaliação da Prescrição; Serviço de Apoio à Prática Clínica (Dispensação e Conciliação Medicamentosa); Farmacovigilância; Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente em Hemoterapia.
    Estudo de Casos e Discussão de Casos Clínicos.
    44h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    60h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma Universidade. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui 15 anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cinco anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos no Instituto Racine.

    Curadoria

    Sandro Jorge Januário
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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