fbpx

Cursos Intensivos

Segurança dos Alimentos em Serviços de Alimentação: Prevenção e Tratamento de Não Conformidades

O Curso Intensivo Segurança dos Alimentos em Serviços de Alimentação: Prevenção e Tratamento de Não Conformidades tem como objetivo discutir a evolução do conceito de qualidade, sua relação com a segurança dos alimentos e seu impacto no controle, garantia e gestão de quaisquer sistemas em serviços de alimentação, de forma a atender à ampliação das exigências do mercado de alimentação fora do lar e do próprio consumidor. Visa, também, despertar no profissional o senso crítico em relação aos requisitos das principais legislações aplicadas à produção de refeições, por meio da análise das não conformidades mais comumente observadas em todo o processo produtivo (do campo à mesa). E, por fim, apresentar técnicas para a análise e solução de problemas, sejam críticos ou não à qualidade e à segurança dos alimentos.

EAD Turma Início das Aulas
01 15/Setembro/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais. Quinta-feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O sistema de gestão das organizações produtoras de refeições deve ser construído sobre uma base preventiva, assegurando a inocuidade dos alimentos em todas as fases do processo produtivo. Para tanto, é imprescindível a identificação e controle dos perigos e pontos críticos envolvidos nas etapas produtivas de refeições.
    Considerando o contexto sanitário atual, os profissionais que atuam na área de alimentação precisam estar preparados para oferecer às empresas produtoras de refeições o modelo mais apropriado para contribuir com a garantia da segurança dos alimentos diante das inúmeras legislações e normas vigentes.
    Os investimentos em serviços de alimentação, para adequação estrutural ou a aquisição de equipamentos, sempre envolveram quantidade considerável de recursos financeiros. Contudo, a garantia de uma refeição de alta qualidade higiênico-sanitária e, consequentemente, segura, exige soluções que demandam pouco investimento, como, por exemplo, a implementação de ações corretivas para boa parte das não conformidades registradas em serviços de alimentação. Partindo-se do pressuposto que a maioria das não conformidades encontradas em processos produtivos de refeições requer ações corretivas relacionadas a mudanças de conduta e de procedimentos de segurança sanitária, quando maior o conhecimento e a capacidade de interpretação dos requisitos legais, maiores as chances de sucesso no seu tratamento.
    É condição essencial às organizações do segmento de produção de refeições a redução ou eliminação efetiva de problemas e não conformidades, sejam de sistema, de processo, de produto e/ou de cliente. A solução de um problema ou efeito deve ocorrer por meio do entendimento e da análise das relações existentes entre suas características e suas causas. Tanto que o uso de metodologias para análise e solução de problemas pode não chegar a produzir ações de melhoria, não porque a ferramenta é inapropriada, mas porque ela não foi devidamente aplicada.
    A utilização de estratégias para análise e solução de problemas é muito importante já que as mesmas são baseadas em uma sequência lógica que fornece todos os elementos para que o problema ou efeito seja definitiva, eficiente e efetivamente resolvido, gerando melhorias, fortalecimento e consistência aos sistemas de gestão da qualidade ou da segurança dos alimentos.
    Assim, esta capacitação é essencial para que o profissional consiga posicionar-se em relação aos requisitos legais e apresentar alternativas de aplicação das normativas vigentes às organizações do segmento de produção de refeições. Além disso, profissionais capacitados para a aplicação de estratégias de análise e solução de problemas contribuem com a sustentabilidade das organizações e tendem a ser mais valorizados no mercado de trabalho.

    A Quem se Destina

    O Curso Intensivo Análise e Tratamento de Não Conformidades em Serviços de Alimentação destina-se a Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética, profissionais de Gastronomia e outros profissionais que atuam em serviços de alimentação, sejam coletivos ou comerciais, como supervisores, gerentes, líderes de área, além de profissionais responsáveis pelas áreas de controle, garantia e gestão da qualidade e da segurança dos alimentos, incluindo consultores e assessores em estabelecimentos produtores de refeições. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas relacionadas.

    Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do Curso Intensivo Análise e Tratamento de Não Conformidades em Serviços de Alimentação, o profissional será capaz de:

    • Compreender a diferença entre qualidade, segurança alimentar e segurança dos alimentos;
    • Perceber o contexto atual exigências em relação ao controle higiênico-sanitário de alimentos;
    • Reconhecer o modelo de segurança dos alimentos e os principais requisitos para implantá-lo em serviços de alimentação;
    • Pesquisar as legislações, as normas e os requisitos para serviços de alimentação;
    • Compreender a importância de desenvolver senso crítico em relação à aplicação dos requisitos legais;
    • Avaliar a criticidade das não conformidades em serviços de alimentação;
    • Compreender a importância da aplicação de estratégias de análise e solução de problemas no gerenciamento de organizações do segmento de produção de refeições;
    • Aplicar metodologia de análise e solução de problemas;
    • Resolver problemas e não conformidades de forma efetiva.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Evolução da Qualidade e o Modelo de Segurança dos Alimentos: Conceitos de Qualidade, Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos; Interface entre os Conceitos de Food Quality, Food Safety, Food Fraud e Food Defense; Programa de Pré Requisitos, Garantia de Segurança de Alimentos e Requisitos de Gestão; Implementação do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos; Alterações no Modelo de Segurança de Alimentos com o Advento da Pandemia da COVID-19. 8h
    Não Conformidades em Serviços de Alimentação: Panorama Geral da Legislação Brasileira para Serviços de Alimentação; Principais Não Conformidades Detectadas em Serviços de Alimentação; Classificação das Não Conformidades de Acordo com sua Criticidade; Medidas de Controle Relacionadas ao Programa de Pré-Requisitos (PPR) e os Pontos Críticos para a Segurança dos Alimentos; Como Desenvolver o Senso Crítico Diante de Requisitos Legais; Diferenças entre Requisitos Relacionados à Qualidade e à Segurança dos Alimentos; Alterações no Arcabouço Legal com o Advento da Pandemia da COVID-19. 12h
    Estratégias Ferramentas e Métodos para Análise e Solução de Problemas Aplicados à Segurança dos Alimentos: Ciclo PDCA – Metodologia para Melhoria Contínua de Processos e Solução de Problemas; Solução de Não Conformidades com Foco em Gestão; Metodologias para Análise e Solução de Problemas; Técnica de Priorização de Problemas – Diagrama de Pareto; Diferença entre Correção e Ação Corretiva; Método dos 5 Porquês; Diagrama de Ishikawa; Plano de Ação 5W2H; Procedimentos para a Solução o Tratamento de Não Conformidades de Acordo com seu Impacto na Segurança dos Alimentos. 20h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    40h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Welliton Donizeti Popolim
    Nutricionista, graduado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo programa de Pós-Graduação Inter Unidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente Titular na Universidade Paulista. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª. Região SP-MS em 2018. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.


Facebook
LinkedIn
Instagram