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Cursos Intensivos

Cosmetologia

Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para o desenvolvimento de produtos cosméticos, desde a sua concepção até o lançamento comercial, a partir de conceitos de marketing e da apresentação da tecnologia disponível em termos de matérias-primas e formas de apresentação.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial
+ 1 Encontro Presencial
58 06/Fevereiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil ocupa, desde 2006, a terceira posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, representando aproximadamente 8,6% do total das vendas mundiais. Dados projetados pela Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam um faturamento de aproximadamente R$ 42,6 bilhões em 2015 e um crescimento médio deflacionado composto de 11,4% nos últimos 20 anos.
    Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e Técnicos em Química Profissionais, Docentes e Estudantes de cursos de graduação das áreas cosmética, química e farmacêutica.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer a legislação básica vigente na área cosmética;
    • Associar conceitos de marketing ao desenvolvimento de produtos cosméticos;
    • Aplicar as principais etapas para o desenvolvimento de produtos cosméticos;
    • Conhecer s principais matérias-primas e suas características para aplicação em formulações cosméticas;
    • Selecionar fornecedores de produtos e serviços;
    • Planejar o lançamento comercial do produto cosmético desenvolvido.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    O Mercado Cosmético Brasileiro e as Etapas Envolvidas no Desenvolvimento e Lançamento de Produtos Cosméticos. 16h
    Matérias-Primas Cosméticas: Propriedades e Características que Justificam suas Aplicações. 12h
    Química das Fragrâncias. 4h
    Bioquímica e Fisiologia da Pele Humana e Cabelo Aplicadas ao Desenvolvimento de Formulações Cosméticas. 3h15min
    Legislação Básica Aplicada a Produtos Cosméticos. 1h30min
    Conservantes Utilizados em Formulações Cosméticas. 1h
    Estabilidade e Eficácia de Produtos Cosméticos. 2h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Emulsionados. 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Shampoos, Condicionadores e Sabonetes Líquidos. 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos para Pré e Pós-Bronzeamento e Fotoproteção. 16h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Geis, Desodorantes e Antiperspirantes. 20h
    Elaboração e Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. 8h15min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    132h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Daisy de Fátima Scarparo de Sanctis
    Química, com Mestrado em Físico-química pela Universidade Estadual de Campinas. Possui mais de 32 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas como surfactantes, alcalinizantes, solventes, produtos cosméticos e detergentes, tendo atuado em empresas como Unilever, Oxiteno, Natura e Clariant. Atualmente é responsável pela gerência de serviço técnico para América Latina – Consumer Care, segmentos de Home, Institutional, Personal, Pharma & Food Solutions na empresa Dow Química. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


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