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Cosmetologia – Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

O Curso Intensivo “Cosmetologia – Desenvolvimento de Produtos Cosméticos” tem como objetivo a capacitação dos profissionais no desenvolvimento de produtos cosméticos desde a concepção até o lançamento comercial, utilizando os conceitos de marketing e de pesquisa e desenvolvimento.

O Curso capacita o profissional adquirir visão mercadológica dos avanços tecnológicos da cosmetologia e uma atualização de conhecimentos sobre os processos envolvidos desde o desenvolvimento de formulações até o lançamento comercial de produtos cosméticos.

Presencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
50ª 25/Março/2017

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Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil ocupa, desde 2006, a terceira posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, representando aproximadamente 8,6% do total das vendas mundiais. Dados projetados pela Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam um faturamento de aproximadamente R$ 42,6 bilhões em 2015 e um crescimento médio deflacionado composto de 11,4% nos últimos 20 anos.

    Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e Técnicos em Química Profissionais, Docentes e Estudantes de cursos de graduação das áreas cosmética, química e farmacêutica.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Interpretar e aplicar a legislação vigente;
    • Projetar novos produtos associando conceitos de marketing e de pesquisa e desenvolvimento;
    • Desenvolver, adequar e/ou corrigir formulações cosméticas;
    • Selecionar fornecedores de produtos e serviços;
    • Planejar o lançamento comercial do produto cosmético desenvolvido.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    O Mercado Cosmético Brasileiro e as Etapas Envolvidas no Desenvolvimento e Lançamento de Produtos Cosméticos 20h
    Matérias-Primas Cosméticas: Propriedades e Características que Justificam suas Aplicações 8h
    Química das Fragrâncias 4h
    Bioquímica e Fisiologia da Pele Humana e Cabelo Aplicadas no Desenvolvimento de Formulações Cosméticas 4h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Emulsionados 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Shampoos, Condicionadores e Sabonetes Líquidos 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos para Pré e Pós-Bronzeamento e Fotoproteção 16h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Geis, Desodorantes e Antiperspirantes 20h
    Elaboração e Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 132h

    Atividades Práticas

    Atividades práticas de desenvolvimento de cosméticos, realizadas em laboratório didático, obrigatoriamente presenciais.

  • Dias e Horários

    Turma SP Periodicidade
    Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.


    Coordenação

    Daisy de Fátima Scarparo de Sanctis

    Química com Mestrado em Físico-química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Possui 32 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de matérias primas como surfactantes, alcalinizantes e solventes e produtos cosméticos e detergentes, tendo atuado em empresas como Unilever, Oxiteno, Natura e Clariant. Atualmente é responsável pela gerência de serviço técnico para América Latina – Consumer Care, segmentos de Home, Institutional, Personal, Pharma & Food Solutions na empresa Dow Química. Docente do Curso Racine de Pós-graduação em Engenharia Cosmética e Desenvolvimento de Produtos e de outros cursos de extensão do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.