Topo Páginas CPG

Garantia e Controle de Qualidade Aplicado à Indústria Farmacêutica e Cosmética

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nas áreas que compõem a Garantia e o Controle da Qualidade de matérias-primas, material de embalagem, insumos, produtos em processo e produtos acabados em Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, com base na regulamentação vigente e nas boas práticas de laboratório.

O diferencial do curso é abordar o tema no contexto do Sistema da Gestão da Qualidade, possibilitando assim uma visão integrativa entre os diversos setores envolvidos no processo de controlar e garantir a qualidade de produtos e serviços na cadeia industrial farmacêutica e cosmética.

Presencial Semipresencial Turma Próxima Turma
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet + Encontros Presenciais
08 meses à distância (aulas teóricas)
01 mês presencial (aulas práticas)
16ª 23/Setembro/2019

.

Valor e Forma de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) constitui um conjunto de práticas, com o objetivo de orientar cada área de uma
    Instituição para que execute, corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as demais áreas que a compõem, estando todas direcionadas para um objetivo comum: a satisfação do cliente.

    A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade oferece muitos benefícios às organizações, tais como: aumento da
    satisfação e lealdade dos clientes, redução dos custos operacionais, melhoria da transferência de conhecimento dentro da
    empresa, melhoria do estado de espírito e aumento da motivação dos empregados, maior organização da empresa e atendimento de requisitos nacionais e internacionais de qualidade.

    A Garantia da Qualidade, muito mais do que um requisito, vem sendo apresentada como uma filosofia de trabalho que assegura o comprometimento de todos os envolvidos na busca pela excelência de produtos e serviços, contribuindo para alcançar a conformidade com as especificações contratuais, atender às legislações vigentes, atender às necessidades e expectativas dos clientes contribuindo, em última instância, para a permanência da empresa no mercado.

    Para garantir a qualidade de um produto ou serviço, a empresa deve conhecer e gerenciar todos os seus processos, pois apenas obter e analisar os resultados (foco do controle da qualidade) não é suficiente para alcançar os objetivos esperados. Assim, a Garantia da Qualidade, inserida no Sistema de Gestão da Qualidade, está focada na obtenção de dados objetivos que gerem indicadores fundamentais para a administração do negócio.

    Nos últimos anos as questões envolvendo a qualidade de produtos e serviços vêm ganhando maior espaço nas organizações e
    reconhecimento da sociedade, o que tem gerado demanda por profissionais qualificados e aptos a realizar serviços analíticos com qualidade e obter e analisar dados de matérias-primas, materiais de embalagem, produtos em processo e acabados, de forma a fundamentar propostas de soluções cabíveis em cada caso e contribuir para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes expressas nas especificações de cada produto.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Biólogos, Estudantes de cursos de graduação nestas áreas e outros profissionais que atuam ou desejam atuar na Garantia e Controle da Qualidade em Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Desenvolver, implantar e controlar os processos da Garantia da Qualidade;
    • Compreender a dinâmica de um Laboratório de Controle e Qualidade e as principais metodologias analíticas utilizadas na rotina diária;
    • Implementar o Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico de matérias-primas, produtos em processo e acabados, com base na legislação pertinente do segmento farmacêutico e cosmético;
    • Gerenciar e implementar o sistema documental envolvendo a elaboração, revisão, aprovação, arquivamento e rastreabilidade de processos produtivos em indústrias farmacêuticas e cosméticas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Sistema da Qualidade: Escopo da Garantia e do Controle de Qualidade e Legislação Vigente; Garantia X Controle de Qualidade; Implantação do Sistema da Qualidade; Boas Práticas de Fabricação; Qualificação de Fornecedores; Gerenciamento de Resíduos; Revisão Periódica de Produto (RPP)/Registro de Amostragem, Registros de Desvios, Registros de Liberação; Elaboração e Divulgação de Indicadores de Qualidade; Análise de Risco; Análise Crítica do Sistema da Qualidade. 41h
    Introdução ao Controle de Qualidade (CQ): Relação do Controle de Qualidade (CQ) com os Demais Departamentos das Empresas; Organograma; Atividades e Responsabilidades do CQ; Boas Práticas de Laboratório (BPL); Layout de Equipamentos e Vidrarias; Documentações de Controle da Qualidade; Cálculos Analíticos e Bioestatísticos Aplicados ao CQ; Preparo de Soluções Farmacopéicas – Reagentário; Validação de Métodos e Processos Analíticos. 27h
    Controle de Qualidade de Embalagem, Matérias-Primas, Produtos em Processo e Produtos Acabados: Tipos e Formatos de Produtos; Fluxo da Matéria-Prima ao Produto Acabado; Amostragem: Coleta e Transporte das Amostras, Quantidade a ser Analisada, Preparação da Amostra; Metodologias Analíticas Aplicadas ao Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico; Área de Retenção de Amostras. 34h
    Controle de Qualidade Avançado: Metodologias analíticas avançadas: Espectrofotometria e Ensaios Cromatográficos; Teor Titulométrico; Estudo de Estabilidade Físico-Químico e Microbiológico; Teste de Desafio e Eficácia de Conservantes; Ensaios Toxicológicos e de Inocuidade; Controle da Qualidade Físico-Químico de Produtos Oftalmológicos, Enterais, Parenterais e Demais Produtos; Controle de Água utilizada nos processos produtivos, Controle da Qualidade Microbiológico (Pirogênios, Endotoxinas e Esterilidade). 42h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 144h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) / Semipresencial (SP) Periodicidade
    Segunda-feira (18h30 às 22h30). Aulas Teóricas Semanais.
    Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h).
    Aula Prática em Laboratório Didático em Um Final de Semana.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    36 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    selo 5cdp


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Pré-Requisitos para participação nas Aulas Práticas:

    1) O aluno deve assistir às aulas teóricas (no formato presencial, EAD-Transmitido e/ou EAD-Gravado) antes de participar das aulas práticas do curso.
    2) É obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante as aulas práticas. O aluno poderá trazer seus EPI’s ou adquiri-los na instituição.


    Atividades Práticas

    Atividades práticas, em laboratório didático, são obrigatoriamente presenciais.

    Fotos: Laboratório didático do Instituto Racine em São Paulo (SP).


    Docente Responsável

    Marcelo Gorri Mazzali
    Farmacêutico, graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade São Francisco, com licenciatura plena em Biologia e Química pelas Faculdades Claretianas. Mestrando em Engenharia de Produção e Manufatura pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Farmacologia Clínica pela Faculdade Metodista de Piracicaba. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Estado de São Paulo. Especialista em Transportes e Gestão Empresarial de Logística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Gestão da Qualidade pela Bureau Véritas. Possui 19 anos de experiência em indústrias Químicas e Farmacêuticas, atuando como farmacêutico responsável e consultor, em empresas como Johnson & Johnson, Rhodia Brasil, Tagma, Patrus Transportes Urgentes, Brasil Cargo, Brasiliense, Atlas Transportes, EADILibraport, Armazéns Gerais Columbia. Atualmente é Farmacêutico Responsável na empresa Aeroportos Brasil Viracopos. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Certificação

    Os alunos que concluírem todas as etapas do curso, seguindo os critérios de frequência e participação previstos, receberão certificado de conclusão do curso expedido pelo Instituto Racine.

    O Instituto Racine é uma instituição educacional, com 25 anos de existência e reconhecida no mercado por sua atuação na capacitação de profissionais do setor Industrial Farmacêutico e Cosmético e do Setor Magistral.
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)