Topo Páginas CPG

Garantia e Controle de Qualidade Aplicado à Indústria Farmacêutica e Cosmética

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nas áreas que compõem a Garantia e o Controle da Qualidade de matérias-primas, material de embalagem, insumos, produtos em processo e produtos acabados em Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, com base na regulamentação vigente e nas práticas atuais.
O diferencial do curso é abordar o tema no contexto do Sistema da Gestão da Qualidade, possibilitando assim uma visão integrativa entre os diversos setores envolvidos no processo de controlar e garantir a qualidade de produtos e serviços na cadeia industrial farmacêutica e cosmética.

Presencial Semipresencial Turma Próxima Turma
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet + Encontros Presenciais
08 meses à distância (aulas teóricas)
01 mês presencial (aulas práticas)
12ª 11/Setembro/2017

.

Valor e Forma de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) constitui um conjunto de práticas, com o objetivo de orientar cada área de uma Instituição para que execute, corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as demais áreas que a compõem,
    estando todas direcionadas para um objetivo comum: a satisfação do cliente.
    A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade oferece muitos benefícios às organizações, tais como: aumento da satisfação e lealdade dos clientes, redução dos custos operacionais, melhoria da transferência de conhecimento dentro da empresa, melhoria do estado de espírito e aumento da motivação dos empregados, maior organização da empresa e atendimento de requisitos nacionais e internacionais de qualidade.
    Quando se trata de instalações industriais, a qualidade de todos os equipamentos utilizados, de materiais, estruturas e componentes está sujeita a regulamentações e normas rigorosas.
    A Garantia da Qualidade, muito mais do que um requisito, vem sendo apresentada como uma filosofia de trabalho que assegura o comprometimento de todos os envolvidos na busca pela excelência de produtos e serviços, contribuindo para alcançar a conformidade com as especificações contratuais, atender às legislações vigentes, atender às necessidades e expectativas dos clientes e, em última instância, para a própria permanência da empresa no mercado.
    Para garantir a qualidade de um produto ou serviço, a empresa deve conhecer e gerenciar todos os seus processos, pois apenas obter e analisar os resultados (foco do controle da qualidade) não é suficiente para alcançar os objetivos esperados. Assim, a Garantia da Qualidade, inserida no Sistema de Gestão da Qualidade, está focada na obtenção de dados objetivos que gerem indicadores fundamentais para a administração do negócio.
    Nos últimos anos as questões envolvendo a qualidade de produtos e serviços vêm ganhando maior espaço nas organizações e reconhecimento da sociedade, o que tem gerado demanda por profissionais qualificados e aptos a realizar serviços analíticos com qualidade e obter e analisar dados de matérias-primas, materiais de embalagem, produtos em processo e acabados, de forma a fundamentar propostas de soluções cabíveis em cada caso e contribuir para o atendimento das necessidades e expectativas dos
    clientes expressas nas especificações de cada produto.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Biólogos, Estudantes de cursos de graduação nestas áreas e outros profissionais que atuam ou desejam atuar na Garantia e Controle da Qualidade em Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Desenvolver, implantar e controlar os processos da Garantia da Qualidade;
    • Compreender a dinâmica de um Laboratório de Controle e Qualidade e as principais metodologias analíticas utilizadas na rotina diária;
    • Implementar o Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico de matérias-primas, produtos em processo e acabados, com base na legislação pertinente do segmento farmacêutico e cosmético;
    • Gerenciar e implementar o sistema documental envolvendo a elaboração, revisão, aprovação, arquivamento e rastreabilidade de processos produtivos em indústrias farmacêuticas e cosméticas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Garantia da Qualidade: Legislação Vigente; Base teórica para a Implementação do Sistema de Garantia da Qualidade; Boas Práticas de Fabricação; Qualificação de Fornecedores; Elaboração e Divulgação de Indicadores de Qualidade; Análise de Risco; Análise Crítica do Sistema da Qualidade. 36h
    Introdução ao Controle de Qualidade: Relação do Controle de Qualidade (CQ) com os Demais Departamentos das Empresas; Organograma; Atividades e Responsabilidades do CQ; Boas Práticas de Laboratório; Layout de Equipamentos e Vidrarias; Tipos e Formatos de Produtos; Fluxo da Matéria-Prima ao Produto Acabado; Documentações, Revisão Periódica de produto (RPP), Registro de Amostragem, Registros de Desvios, Registros de Liberação; Cálculos Analíticos e Bioestatísticos Aplicados ao CQ; Amostragem, Coleta e Transporte das Amostras, Quantidade a ser Analisada, Preparação da amostra; Metodologias Analíticas Aplicadas ao Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico e Matérias-Primas, Produtos em Processo e Acabados; Metodologias Analíticas Aplicadas ao Controle de Qualidade do Material de Embalagem; Validação de Métodos e Processos Analíticos; Área de Retenção de Amostras: Material de Embalagem, Matérias-Primas, Produtos em Processo e Acabados. 52h
    Controle de Qualidade Avançado: Metodologias analíticas avançadas: Espectrofotometria e Ensaios Cromatográficos; Estudo de Estabilidade Físico-Químico e Microbiológico; Teste de Desafio e Eficácia de Conservantes; Ensaios Toxicológicos e de Inocuidade; Controle da Qualidade Físico-Químico de Matérias-Primas, Produtos em Processo e Produtos Acabados Oftalmológicos, Enterais, Parenterais e Demais Produtos; Controle de Água utilizada nos processos produtivos, Controle da Qualidade Microbiológico (Pirogênios, Endotoxinas e Esterilidade) de Matérias-Primas, Produtos em Processo e Produtos Acabados Oftalmológicos, Enterais e Parenterais. 56h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 144h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) / Semipresencial (SP) Periodicidade
    Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    36 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    selo 5cdp

     Coordenação

    Anderson Freire Carniel

    Farmacêutico Industrial, graduado pela Universidade Camilo Castelo Branco. Doutorando em Química Analítica pela Universidade Federal do ABC – Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Especialista em Produção e Controle de Produtos Farmacêuticos pela Universidade de São Paulo. Atuou em Indústrias Farmacêuticas, tais como Bristol Myers Squibb. É Diretor Técnico na Farmácia Botica Pet. Consultor em indústrias farmacêuticas e cosméticas, atuando no desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas e cosméticas. Atua na docência em cursos de graduação há 21 anos. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


    Atividades Práticas

    O curso proporciona atividade prática de:

    • Amostragem. Coleta e Transporte das amostras. Quantidade a ser analisada. Preparação da amostra.
    • Controle de qualidade do material de embalagem.
    • Metodologias analíticas aplicadas ao Controle de qualidade físico-químico e microbiológico de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados

    CQ físico-químico e microbiológico (pirogênios, endotoxinas e esterilidade) de MP, produtos intermediários e produtos acabados oftalmológicos, enterais e parenterais.


    Certificação

    Os alunos que concluírem todas as etapas do curso, seguindo os critérios de frequência e participação previstos, receberão certificado de conclusão do curso expedido pelo Instituto Racine.

    O Instituto Racine é uma instituição educacional, com 25 anos de existência e reconhecida no mercado por sua atuação na capacitação de profissionais do setor Industrial Farmacêutico e Cosmético e do Setor Magistral.
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.