Topo Páginas CPG

Coleta Laboratorial em Pediatria

Aspectos Técnicos, Humanos e Operacionais

O curso tem por objetivo instrumentalizar o profissional da saúde quanto aos cuidados relacionados ao atendimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes em coletas laboratoriais. Visa, também, estruturar e implantar processos com vistas a prevenir erros, reduzir danos, promover conforto e segurança ao paciente e obter resultados de qualidade e que confiram credibilidade ao laboratório clínico.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet-Telepresencial 23/Abril/2019

 

Valor e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Para o alcance de uma assistência de qualidade, segura e humanizada, é necessário, além de conhecimento e uso de tecnologias, de profissionais comprometidos com o desenvolvimento de competências e habilidades para oferecer a melhor assistência aos usuários.

    As competências e habilidades desejáveis para a coleta laboratorial em pediatria envolvem o conhecimento de procedimentos e técnicas que visem atender às necessidades especiais desta população, considerando suas peculiaridades e deve ter como objetivo, além da excelência e confiabilidade nos resultados, amenizar o sofrimento da criança, protegendo-a e ajudando-a a enfrentar, da maneira menos traumática possível, um procedimento que é necessário, mas incompreensível e ameaçador aos seus olhos.

    Apesar de se tratar de um procedimento rotineiro, a coleta laboratorial em pediatria exige conhecimento técnico e capacidade de reflexão, para a tomada de conduta diante das mais diversas situações que se apresentam antes, durante e após sua realização.

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, biólogos, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam ou desejam atuar em serviços de coleta laboratorial em pediatria, tais como, laboratórios de análises clínicas, hospitais (Unidades de Internação e Unidade de Terapia Intensiva), clínicas e outras instituições de saúde. É, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer as características do recém-nascido, criança e adolescente que interferem na coleta laboratorial, possibilitando o desenvolvimento e planejamento de ambientes, estratégias e procedimentos seguros;
    • Conhecer os cuidados técnicos relacionados à coleta de sangue em pediatria, desde a análise e escolha do vaso e cateteres às condutas em caso de complicações;
    • Conhecer os cuidados técnicos relacionados à coleta de urina e fezes em pediatria.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Características Físicas e do Desenvolvimento do Recém-Nascido, da Criança e do Adolescente. 8h
    A Criança e sua Família diante de Procedimentos de Coleta Laboratorial. 12h
    O Profissional da Saúde e a Criança. 4h
    Ambiente Físico para Coleta em Pediatria. 8h
    Biossegurança e Segurança do Paciente em Coleta Pediátrica Elaboração e Implantação de Protocolos. 12h
    Rede Venosa e Arterial nas Faixas Etárias Pediátricas. 8h
    Coleta de Sangue e Infusões em Pediatria. 8h
    Manuseio de Cateteres em Pediatria. 4h
    Coleta de Urina e Fezes em Pediatria. 4h
    Avaliação Pós Curso Comentada e Estudo de Casos. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    72h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD
    Terças-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Docente Responsável

    Débora Rodrigues Vaz
    Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Doutora e Mestre em Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Especialista em Enfermagem Pediátrica, Formação Docente para o Ensino a Distância e Licenciatura em Enfermagem e em Pedagogia. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e docência em cursos técnicos e de graduação em Enfermagem e Medicina. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (GEPETE-EEUSP). Docente do Instituto Racine.


    Coordenação

    Suzimara Aparecida Vicente Tertuliano de Oliveira
    Enfermeira, com Habilitação Médico-Cirúrgico e Licenciatura pela UNIARARAS – Fundação Hetmínio Ometto. Possui mais de 30 anos de experiência como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Possui certificação Green Belt Lean Six Sigma. Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Integrante do comitê de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Consultora para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade. Consultora em pré-analítico na Medicina Laboratorial e Sócia fundadora da Empresa Suzimara & Sarahyba. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)