fbpx

Cursos Intensivos

Bases da Pesquisa Clínica de Medicamentos e sua Organização

O curso tem como objetivo oferecer aos profissionais as bases conceituais, técnicas e éticas da Pesquisa Clínica de Medicamentos em Seres Humanos, incluindo as responsabilidades de cada profissional na sua condução, bem como os aspectos organizativos necessários a sua operacionalização.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 04 25/Abril/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h00 às 18h00)
Domingo (08h00 às 17h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Com o objetivo de descobrir ou confirmar efeitos e/ou identificar reações adversas ao produto investigado, a Pesquisa Clínica é de fundamental importância para a determinação da eficácia e segurança dos medicamentos que serão disponibilizados à população de um país. Caracteriza-se, desta forma, como uma área de atuação profissional extremamente promissora, pois está constantemente em pauta, tanto na indústria farmacêutica, quanto em hospitais e universidades.
    Agrega-se, ainda, o fato de que as mudanças epidemiológicas ocorridas no Brasil, principalmente em virtude do envelhecimento da população, impõem o desafio de dirigir investimentos para a inovação em saúde aos setores industrial e público, e também, às universidades. Neste aspecto, a pesquisa clínica torna-se um importante suporte para esta gestão, gerando demanda por profissionais capacitados para coordená-la, supervisioná-la ou executá-la com competência.

    A Quem se Destina

    Profissionais da Saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos, Enfermeiros, entre outros, que desejam atuar na Área da Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos, e outros profissionais, como Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, e para demais profissionais que desejam conhecer melhor esta área de atuação.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os Conceitos, as Fases da Pesquisa Clínica de Medicamentos e as Etapas Previstas no Processo de Desenvolvimento do Novos Fármacos;
    • Compreender os principais aspectos farmacológicos, epidemiológicos e bioestatísticos relacionados à Pesquisa Clínica de Medicamentos;
    • Reconhecer os processos organizativos necessários à operacionalização da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
    • Reconhecer as responsabilidades de cada profissional na condução da Pesquisa Clínica de Medicamentos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Pesquisa Clínica de Medicamentos. 8h
    Aspectos Importantes da Farmacologia para a Pesquisa Clínica. 8h
    Princípios de Bioética. 4h
    Conceitos de Epidemiologia. 4h
    Conceitos de Bioestatítica. 4h
    Organização e Responsabilidades na condução da Pesquisa Clínica. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    36h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Raphael Fernando Boiati
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ciências da Reabilitação Pulmonar – Farmacologia pela mesma Universidade. Doutorando em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Especialista em Farmacologia clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Possui aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Co-fundador e Diretor da Casa Hunter, Representante da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras, Membro participativo do Conselho Nacional de Voluntariado do Ministério da Cidadania. Docente da graduação em Farmácia da Universidade Metodista São Paulo. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram