fbpx

Cursos Intensivos

Auditoria em Alimentação e Nutrição

O curso tem como objetivo fornecer ao profissional uma visão crítica e apurada do processo exigido para executar e receber auditorias internas e externas (de Fornecedores, da Vigilância Sanitária, de Certificação, entre outras), permitindo-lhe garantir o cumprimento das resoluções específicas que regem a qualidade na área de alimentação e nutrição, bem como desenvolver habilidades para gerenciar as não conformidades e implementar ações corretivas e preventivas.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Transmissão Ao Vivo 23 22/Fevereiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais Segundas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As auditorias em Alimentação e Nutrição adquirem cada vez mais importância nas organizações do setor alimentício, pois, considerando a auditoria como sendo uma atividade documentada, baseada em procedimentos estabelecidos e listas de verificação, estas auxiliam na manutenção das mudanças implementadas e asseguram que os métodos de trabalho estejam de acordo com o que foi documentado. A auditoria é, portanto, uma ferramenta importante de avaliação do gerenciamento dos processos do sistema de qualidade, que permite aos gestores/auditores avaliarem seu rumo e desempenho.
    Realizar ou receber auditorias demanda uma visão global da organização e visão de gestão, conhecimento técnico, independência, imparcialidade, soberania, comportamento ético, cautela e zelo profissional, objetividade, sigilo, discrição e liderança, e envolve uma série de ações que podem ser resumidas em planejamento, execução e acompanhamento, ou seja, para um sistema da qualidade se solidificar, há necessidade da implementação de uma sistemática de auditorias, independentemente da dimensão da organização.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética, profissionais da área de gastronomia, profissionais da Vigilância Sanitária e das áreas de controle, garantia e gestão da qualidade/segurança de alimentos e outros profissionais que atuam na área de alimentação e nutrição. Indicado, também a estudantes e docentes de cursos de graduação e de cursos técnicos na área de nutrição e gastronomia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Planejar, conduzir e gerenciar uma auditoria;
    • Conhecer e utilizar as principais ferramentas da qualidade para o auditor e o auditado;
    • Compreender e utilizar a legislação sanitária de alimentos, dentro do contexto da auditoria.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Auditoria e o Auditor como Agente de Mudança. 4h
    Norma ISO 9001:2015 – Conceitos, Sistemas e Principais Requisitos. 8h
    Ferramentas da Qualidade para o Auditor e para o Auditado. 4h
    Instrumentos de Medição e sua Interface com a Segurança dos Alimentos. 4h
    Requisitos da Legislação Sanitária de Alimentos e Programa de Pré-Requisitos (PPR). 8h
    Requisitos APPCC e ISO 22000: 2019 12h
    Tratamento de Não Conformidades e Ações Corretivas. 4h
    Discussão de Casos de Auditoria e Certificação em Alimentação e Nutrição tais como: Alimentação Escolar, Restaurantes Comerciais e Industriais, Alimentação Institucional, Hospital, Grandes Eventos e Food Truck, entre outros. 20h
    Discussão de Casos de Auditoria e Desafios na Implantação e Certificação de Fornecedores em Qualidade e Segurança dos Alimentos. 4h
    Simulação de Auditoria em Alimentação e Nutrição. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    76h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Palestrante em congressos, cursos e eventos da área de alimentação e nutrição. Sócia-diretora da empresa Diferencial Nutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020. Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram