Topo Páginas CPG

Legislação Sanitária de Alimentos

Interpretação e Aplicação

O curso tem como objetivos contribuir para a compreensão, interpretação e aplicação da legislação sanitária vigente na área de alimentos para a condução do processo de controle e garantia da qualidade das refeições produzidas em restaurantes industriais e comerciais, cozinhas hospitalares, alimentação escolar, lanchonetes, hotéis, supermercados, entre outros.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 14ª 21/Maio/2019s

.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O risco de contrair doenças a partir do consumo de alimentos gera grande preocupação ao consumidor, aos responsáveis pelos estabelecimentos produtores de refeição e/ou manipuladores de alimentos e aos órgãos reguladores.

    Para conferir proteção e redução deste risco, existe uma legislação vasta e complexa que necessita ser compreendida e interpretada para ser adequadamente aplicada na condução de programas de qualidade que visam a segurança do alimento/refeição.

    Assim, os estabelecimentos que produzem e/ou fornecem alimentos e refeições precisam estar preparados para atender as exigências crescentes dos consumidores e órgãos fiscalizadores em relação à qualidade de sua alimentação, tanto fora quanto dentro de casa. Neste sentido, é necessário conhecer e aplicar corretamente a legislação não só para atender requisitos regulatórios e de qualidade como também, a estratégia de preservação do negócio.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas, engenheiros de alimentos, veterinários, biólogos, técnicos em nutrição e dietética e outros profissionais que gerenciam empresas produtoras de refeições e outros produtos prontos para consumo ou que trabalham no controle e garantia da qualidade de tais empresas. E, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso o profissional será capaz de:

    • Conhecer e interpretar a legislação sanitária vigente na área de alimentos;
    • Aplicar a legislação com foco na garantia da segurança do alimento;
    • Conduzir processos de controle e garantia da qualidade de refeições produzidas
    • Implantar Programas de Pré-Requisitos de Refeições Produzidas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Panorama Geral da Legislação Sanitária de Alimentos no Brasil.
    Conduta da Autoridade Sanitária, Fiscalizações e Inspeções.
    Legislações Relacionadas aos Programas de Pré-Requisitos (PPR): Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP).
    Legislação Básica Federal, Estadual e Municipal e Normas Regulamentadoras.
    Legislação Sanitária na Indústria de Alimentos, no Serviço de Nutrição e Dietética, na Alimentação Escolar, em Grandes Eventos e em Food Truck.
    Rotulagem de Alimentos.
    Ferramentas para monitoramento e verificação do cumprimento da legislação
    CARGA HORÁRIA TOTAL 40h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD Periodicidade
    Terças-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Palestrante em congressos, cursos e eventos da área de alimentação e nutrição. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.