Topo Páginas CPG

Aperfeiçoamento em Gestão da Assistência Farmacêutica

O curso tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento de farmacêuticos para atuação na Gestão da Assistência Farmacêutica, incluindo, além das etapas de Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento, Dispensação de Medicamentos, os aspectos relacionados com a qualidade, o uso racional e o acompanhamento dos resultados do uso de medicamentos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial
(Aulas transmitidas ao vivo + aulas gravadas)
Vagas Remanescentes

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Gestão da Assistência Farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de atividades farmacêuticas interdependentes e focadas na Qualidade, no Acesso e no Uso Racional de Medicamentos, ou seja, na Produção, Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento, Dispensação de Medicamentos e Acompanhamento dos Resultados de seu Uso.

    Dentre os vários desafios da Assistência Farmacêutica destacam-se: a ampliação do acesso, a promoção do uso racional de medicamentos, a integração da assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, a otimização dos recursos financeiros existentes, a gestão eficiente e a incorporação do farmacêutico na rede de saúde.

    A Assistência Farmacêutica deve ser estruturada nos 5.570 municípios do Brasil a fim de garantir acesso aos medicamentos, com qualidade e segurança, aos 207,7 milhões de residentes que crescem numa taxa de 0,77% ao ano. Assim, a contratação de farmacêuticos para atuarem nesses espaços tem sido contínua e requer conhecimentos e competências voltadas a compreensão da Assistência Farmacêutica como uma Política de Estado que possa suprir as necessidades do Sistema de Saúde do país.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exerçam, pretendam exercer ou conhecer as atividades envolvidas na gestão da Assistência Farmacêutica em serviços públicos e privados de saúde. É, também, indicado para estudantes e docentes de cursos de graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Participar do Processo de Padronização, Programação e Aquisição de Medicamentos em sua esfera de gestão;
    • Assessorar na Elaboração do Edital de Aquisição de Medicamentos e participar das demais etapas do processo;
    • Participar dos Processos de Valorização, Formação e Capacitação dos Profissionais de Saúde que atuam na Assistência Farmacêutica;
    • Avaliar, de forma permanente, as condições existentes para o armazenamento, a distribuição e a dispensação de medicamentos, realizando os encaminhamentos necessários para atender à legislação sanitária vigente;
    • Desenvolver ações para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos;
    • Promover a inserção da assistência farmacêutica nos diversos níveis e organizações da atenção à saúde.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Políticas e Legislações relacionadas à Assistência Farmacêutica e Educação em Saúde: Evolução Histórica da Política Nacional de Saúde. Educação em Saúde e o Uso Racional de Medicamentos: Estratégias e Exercícios. O Direito à Assistência Farmacêutica como Estratégia para a Promoção da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): Princípios, Diretrizes e Lei Orgânica da Saúde 8080/90. Política Nacional de Medicamentos: Histórico e Diretrizes. Política Nacional de Assistência Farmacêutica: Histórico, Normas e Diretrizes. Controle Social (Lei 8.142/90, Resolução CNS 453/12 e Resolução CNS 554/17). Evolução Histórica do Financiamento do Sistema de Saúde. Modelos de Atenção à Saúde (Níveis de Atenção, Estratégia de Saúde da Família e Redes de Atenção). 41h
    Seleção, Programação, Aquisição e Logística de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde: Aspectos Gerais da Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Os Estudos Clínicos, Evidência Científica e Informações Sobre Medicamentos. Fundamentos da Saúde Baseada em Evidências. Fundamentos da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e da Avaliação Econômica em Saúde. Fundamentos da Garantia da Qualidade. Desabastecimento e Judicialização para a Aquisição de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Aquisição de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Seleção de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Papel dos Órgãos de Controle.
    Exercício: Seleção e Programação de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde.
    Mesa Redonda com Especialistas: Desafios e Perspectivas da Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS.
    52h
    Uso Racional de Medicamentos e Avaliação de Resultados em Saúde: Importância do Uso Racional de Medicamentos. Fatores que Comprometem e Promovem o Uso Racional de Medicamentos. Significados Atribuídos aos Medicamentos na Sociedade. Aspectos Históricos e Conceituais do Uso Racional de Medicamentos. Seleção e Prescrição de Medicamentos. Assistência Farmacêutica no contexto da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Segurança do Paciente na Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos. Bases e Métodos da Farmacovigilância. Acompanhamento dos Resultados do Uso de Medicamentos. Assistência Farmacêutica à População Indígena e à População com Restrição de Liberdade.
    Estudos de Casos e Exercícios.
    Mesa Redonda com Especialistas: Desafios e Perspectivas da Atuação do Farmacêutico na Avaliação de Resultados do Uso de Medicamentos
    45h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 141h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários

    Dias e Horários
    Aulas Semanais: Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).
    Encontros aos Finais de Semana: que poderão acontecer na Sexta-Feira (18h30 às 22h30), no Sábado (09h às 18h) ou no Domingo (08h às 17h), de acordo com o planejamento do curso de origem.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.

    Atividades Práticas

    O curso inclui Estudo de Casos de Acompanhamento dos Resultados do Uso de Medicamentos e Exercícios de Seleção e Programação de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde para determinado Município.


    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).  Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine e na Faculdade Innovare.


Facebook
YOUTUBE
LinkedIn
Instagram