O curso tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento de farmacêuticos para atuação na Gestão da Assistência Farmacêutica, incluindo, além das etapas de Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento, Dispensação de Medicamentos, os aspectos relacionados com a qualidade, o uso racional e o acompanhamento dos resultados do uso de medicamentos.
EAD | Turma | Início das Aulas |
EAD – Transmitida ao Vivo | 04 | 05/Outubro/2022 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas Semanais | Quartas-Feiras (18h30 às 22h30) |
Registre seu Interesse Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)
A Gestão da Assistência Farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de atividades farmacêuticas interdependentes e focadas na Qualidade, no Acesso e no Uso Racional de Medicamentos, ou seja, na Produção, Seleção, Programação, Aquisição, Distribuição, Armazenamento, Dispensação de Medicamentos e Acompanhamento dos Resultados de seu Uso. Dentre os vários desafios da Assistência Farmacêutica destacam-se: a ampliação do acesso, a promoção do uso racional de medicamentos, a integração da assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, a otimização dos recursos financeiros existentes, a gestão eficiente e a incorporação do farmacêutico na rede de saúde. A Assistência Farmacêutica deve ser estruturada nos 5.570 municípios do Brasil a fim de garantir acesso aos medicamentos, com qualidade e segurança, aos 207,7 milhões de residentes que crescem numa taxa de 0,77% ao ano. Assim, a contratação de farmacêuticos para atuarem nesses espaços tem sido contínua e requer conhecimentos e competências voltadas a compreensão da Assistência Farmacêutica como uma Política de Estado que possa suprir as necessidades do Sistema de Saúde do país.
Farmacêuticos que exerçam, pretendam exercer ou conhecer as atividades envolvidas na gestão da Assistência Farmacêutica em serviços públicos e privados de saúde. É, também, indicado para estudantes e docentes de cursos de graduação em Farmácia.
Ao término do curso, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Políticas e Legislações relacionadas à Assistência Farmacêutica e Educação em Saúde: Evolução Histórica da Política Nacional de Saúde. Educação em Saúde e o Uso Racional de Medicamentos: Estratégias e Exercícios. O Direito à Assistência Farmacêutica como Estratégia para a Promoção da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): Princípios, Diretrizes e Lei Orgânica da Saúde 8080/90. Política Nacional de Medicamentos: Histórico e Diretrizes. Política Nacional de Assistência Farmacêutica: Histórico, Normas e Diretrizes. Controle Social (Lei 8.142/90, Resolução CNS 453/12 e Resolução CNS 554/17). Evolução Histórica do Financiamento do Sistema de Saúde. Modelos de Atenção à Saúde (Níveis de Atenção, Estratégia de Saúde da Família e Redes de Atenção). | 45h |
Seleção, Programação, Aquisição e Logística de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde: Aspectos Gerais da Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Os Estudos Clínicos, Evidência Científica e Informações Sobre Medicamentos. Fundamentos da Saúde Baseada em Evidências. Fundamentos da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e da Avaliação Econômica em Saúde. Fundamentos da Garantia da Qualidade. Desabastecimento e Judicialização para a Aquisição de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Aquisição de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Seleção de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Papel dos Órgãos de Controle. Exercício: Seleção e Programação de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde. Mesa Redonda com Especialistas: Desafios e Perspectivas da Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS. |
50h |
Uso Racional de Medicamentos e Avaliação de Resultados em Saúde: Importância do Uso Racional de Medicamentos. Fatores que Comprometem e Promovem o Uso Racional de Medicamentos. Significados Atribuídos aos Medicamentos na Sociedade. Aspectos Históricos e Conceituais do Uso Racional de Medicamentos. Seleção e Prescrição de Medicamentos. Assistência Farmacêutica no contexto da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Segurança do Paciente na Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos. Bases e Métodos da Farmacovigilância. Acompanhamento dos Resultados do Uso de Medicamentos. Assistência Farmacêutica à População Indígena e à População com Restrição de Liberdade. Estudos de Casos e Exercícios. Mesa Redonda com Especialistas: Desafios e Perspectivas da Atuação do Farmacêutico na Avaliação de Resultados do Uso de Medicamentos |
45h30min |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
140h30min |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
O curso inclui Estudo de Casos de Acompanhamento dos Resultados do Uso de Medicamentos e Exercícios de Seleção e Programação de Medicamentos e Outros Produtos para a Saúde para determinado Município.
Maria Eugênia Carvalhaes Cury
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
![]() |
Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso. (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição). |
![]() |
![]() |
Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. | |
![]() |
Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. | |
![]() |
Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. |