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Cursos Intensivos

Alimentação Escolar

Planejamento e Avaliação

O curso tem como objetivo capacitar o nutricionista para o exercício das atribuições de planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição no segmento da alimentação escolar, realizando assistência e educação nutricional em instituições públicas e privadas.
O diferencial deste curso é apresentar experiências que podem ser desenvolvidas no ambiente das escolas, a fim de oferecer um serviço de qualidade e de respeito às características da população escolar alvo.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Transmissão Ao Vivo 15 07/Abril/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais Quintas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A infância é um período de grande desenvolvimento, apesar de apresentar velocidade de crescimento estatura e ganho de peso menor do que nos dois primeiros anos de vida. Nesta fase, ocorrem mudanças no comportamento alimentar, o que merece um acompanhamento mais individualizado para evitar diagnósticos errados. A alimentação do pré-escolar, escolar e adolescente é fundamental para garantir o desenvolvimento geral adequado, suprindo as necessidades individuais. Essa fase da vida requer cuidados especiais, pois uma alimentação não saudável ou a falta de alimentação pode ter consequências no desenvolvimento físico, mental e, consequentemente, no aprendizado.
    Em consonância com este aspecto, a Constituição Federal preconiza que o dever do Estado com a educação será efetivado com a garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares, de material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde (artigo 208, inciso VII).
    Neste contexto, a alimentação escolar necessita ser planejada e constantemente avaliada para que cumpra seu papel na construção de um indivíduo saudável e capaz de contribuir para o crescimento do país. E são inúmeros os fatores a serem considerados, desde os hábitos alimentares regionais até as condições para produção e distribuição da alimentação. E o nutricionista é considerado o profissional melhor capacitado para atuar neste seguimento, garantido, inclusive por lei.
    Atuar em Alimentação Escolar requer do nutricionista intensa atualização no que diz respeito às recomendações nutricionais para cada ciclo de vida. Além disso, o mercado de trabalho exige do profissional atuação não apenas na elaboração e adequação do cardápio oferecido, mas, que este, também, desenvolva ações de educação nutricional, a fim de promover qualidade de vida.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas e estudantes de cursos de graduação em Nutrição que atuam ou desejam atuar na área de alimentação escolar.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer a evolução histórica da alimentação escolar no Brasil;
    • Compreender o exercício das atribuições do nutricionista preconizadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) no contexto de planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição.
    • Atuar na área de alimentação escolar em instituições públicas ou privadas;
    • Compreender os aspectos dos diferentes tipos de gestão da alimentação escolar, com foco na sustentabilidade;
    • Planejar cardápios;
    • Avaliar a aceitação da alimentação escolar;
    • Realizar assistência e educação nutricional à coletividade;
    • Desenvolver um trabalho diferenciado de educação nutricional em escolas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Alimentação Escolar no Brasil. 8h
    Gestão do Serviço de Alimentação. 4h
    Gastronomia em Escolas. 4h
    Planejamento de Cardápio. 4h
    Alimentação Saudável e Sustentável. 4h
    Restrições Alimentares. 8h
    Nutrição na Infância e Adolescência. 4h
    Desenvolvimento de Projetos. 4h
    Consultoria e Assessoria. 4h
    Programa de Educação Nutricional em Escola. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    52h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    O curso inclui atividades práticas voltadas a preparar o profissional para desenvolver, aplicar e avaliar criticamente um Programa de Educação Nutricional.

    Coordenação

    Natália Leonetti Couto Lazzari
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciência na Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Participou, de setembro de 2007 a julho de 2008, do Estudo Multi Institucional das Leucemias Infantis da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional do Câncer. Possui 10 anos de experiência em Nutrição Oncológica no AC Camargo Câncer Center, tendo atuado como Preceptora de Nutricionistas no Programa de Residência Multiprofissional, Supervisora de Estágios de Graduação da Área Clinica, Coordenação de Curso de Extensão em Nutrição Oncológica e Atendimento Ambulatorial e na Internação. Atualmente exerce atividades de Consultoria e em Consultório de Nutrição. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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