Topo Páginas CPG

Abordagem Multidisciplinar em Obesidade

Nutrição, Psicoterapia, Farmacoterapia e Exercícios Físicos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na prevenção e tratamento da obesidade, a partir de uma abordagem multiprofissional, com foco em situações encontradas no dia a dia da pratica dos profissionais de saúde e levando em consideração as melhores evidências científicas disponíveis.

O curso tem como diferencial a realização de oficinas e estudos de caso para auxiliar na avaliação e na proposta das melhores condutas a serem aplicadas, por cada profissional, em cada caso estudado.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial Via Internet – Telepresencial 21/Outubro/2019

 

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Organização Mundial da Saúde (OMS)classifica a obesidade como uma epidemia mundial. Dados estatísticos mostram um número cada vez maior de pessoas acima do peso, em todas as faixas etárias e classes sociais. A ciência mostra que as causas dessa epidemia são predominantemente comportamentais. A mudança de estilo de vida ao longo dos anos, privilegiando a alimentação não saudável e a inatividade física, está associada a diversas alterações biológicas. Estima-se que, no mundo todo, 41 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou estejam acima do peso. Nesta população, o aumento das demandas escolares, do tempo diante da TV, do uso do computador e dos jogos eletrônicos contribui para a inatividade física. Dados do Ministério da Saúde (2017) mostram que, na população acima de 18 anos, 54% dos brasileiros estão com excesso de peso e 18,0% estão obesos. As medidas de incentivo à prática de exercícios e à adoção de hábitos alimentares saudáveis são recomendações internacionais adotadas por todos os países membros da OMS. Por outro lado, a grande disponibilidade de informações, nem sempre corretas, promove a busca pelo emagrecimento fácil e rápido e induz a adoção de hábitos que, na maioria das vezes, constituem ameaças à saúde.

    Diante dessa realidade, é notória a necessidade de uma atuação consciente dos profissionais de nutrição, educação física, psicólogos, entre outros, e essa capacitação torna-se fundamental para ampliar a visão e apresentar estratégias individuais e coletivas assertivas aos profissionais que lidam ou pretendam lidar com a obesidade de forma integrada e resolutiva.

  • A Quem se Destina

    Profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Psicólogos, Farmacêuticos e demais profissionais de saúde que lidam ou pretendam lidar com as demandas de pacientes relacionadas à obesidade. Indicado, também, para docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender a obesidade sob o aspecto epidemiológico, fisiopatológico, psicológico e social;
    • Identificar fatores de risco e as causas da obesidade nas distintas faixas etárias;
    • Conhecer as doenças associadas à obesidade e aplicar estratégias para sua prevenção;
    • Conhecer e aplicar as recomendações para intervenções nutricionais e de exercício físico para a prevenção e controle da obesidade;
    • Compreender os mecanismos de regulação do comportamento alimentar em indivíduos sedentários e regularmente ativos;
    • Conhecer as alterações posturais associadas à obesidade na infância e adolescência;
    • Compreender o papel do exercício físico e da alimentação na composição corporal;
    • Identificar as respostas neuroendócrinas e metabólicas ao exercício em diferentes intensidades;
    • Conhecer os diferentes métodos de treinamento físico aplicados à prevenção e controle da obesidade;
    • Compreender os fatores psicodinâmicos que relacionam conflitos emocionais e obesidade;
    • Compreender as possibilidades de apoio psicológico no tratamento da obesidade;
    • Conhecer diferentes propostas nutricionais para enfrentamento da obesidade;
    • Conhecer as opções terapêuticas farmacológicas para o tratamento da obesidade;
    • Atuar em equipes multidisciplinares promovendo atendimento integrado, resolutivo e com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Obesidade – Epidemiologia, Diagnóstico e Fatores de Risco: Epidemiologia da Obesidade; Tendência Secular de Aumento de Peso; Diagnóstico e Classificação da Obesidade em Crianças, Adultos, Idosos e Gestantes; Doenças Associadas à Obesidade e Medidas de Prevenção.
    Discussão de Casos
    8h
    Fisiopatologia da Obesidade: Balanço Energético; Metabolismo do Tecido Adiposo e do Tecido Musculoesquelético; Aspectos Nutricionais; Obesidade Associada ao Uso de Medicamentos; Obesidade na Gestação; Obesidade e Menopausa.
    Discussão de Casos 
    8h
    Exercícios Físicos na Prevenção e Tratamento da Obesidade: Respostas Endócrinas ao Exercício em Diferentes Intensidades; Metabolismo Energético e Lipídico Durante o Exercício em Diferentes Intensidades; Métodos de treinamento para o Emagrecimento; Exercícios Físicos após Cirurgia Bariátrica
    Discussão de Casos
    20h
    Abordagem Psicológica da Obesidade: Autoconceito, autoimagem e autoestima; Emoções e apetite; Obesidade e Depressão; Terapia Cognitivo-Comportamental e Obesidade; Abordagem Psicológica após Cirurgia Bariátrica.
    Discussão de Casos 
    20h
    Condutas Nutricionais na Obesidade: Avaliação da Composição Corporal e do Estado Nutricional; Condutas Dietéticas Restritivas; Suplementação Alimentar; Nutrição Funcional; Alimentação após Cirurgia Bariátrica.
    Discussão de Casos. 
    20h
    Tratamento Farmacológico da Obesidade e dos Transtornos Alimentares: Disabsortivo; Agente Serotoninérgico: Sibutramina; Liraglutida; Inibidores de Apetite; Outros Agentes: Anticonvulsivantes, Ansiolíticos e Antidepressivos.
    Discussão de Casos. 
    8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    84h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários Periodicidade
    Segundas-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.


    Atividades Práticas

    Discussão de Casos: o docente apresenta um caso e a conduta sugerida, os alunos participam da discussão e propõem condutas alternativas, observando os pontos positivos e negativos da conduta apresentada.


    Coordenação

    Ester Francisca Mendes

    Profissional de Educação Física, graduada pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Uni Sant´Anna. De 2015 a 2019, foi membro do Departamento Pedagógico-Científico da Metodologia Gustavo Borges. Fundadora da empresa Espaço, Tempo & Movimento. Associada à Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Professora convidada em cursos de Pós-graduação em Educação Física, onde ministra disciplinas ligadas à Atividade Física e Saúde, Atividades Aquáticas e Metodologia da Pesquisa Científica. Foi Coordenadora do Laboratório Multidisciplinar do Curso de Educação Física da Universidade de Guarulhos, Linhas de Pesquisa: Exercício e Promoção da Saúde; Estilo de Vida Ativo; Prevenção de Lesões; Preparação Esportiva; Pedagogia do Esporte. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine