O Curso de Pós-Graduação em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva tem como objetivo capacitar farmacêuticos para exercer a prática da farmácia clínica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em suas diversas especialidades, com base nos conhecimentos e habilidades necessárias ao cuidado a pacientes críticos, considerando aspectos de gestão de risco e de segurança do paciente, de modo a contribuir com a detecção, prevenção, minimização e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) e Resultados Negativos Associados ao Medicamento (RNM).
Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Especialização tem como principal objetivo atender demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho, assumindo contornos de pós-graduação profissionalizante e acadêmica. Servem para adaptar, num primeiro momento, os egressos de cursos superiores de graduação às funções exigidas pela estrutura do cenário corporativo das empresas.
Semipresencial | EAD | Turma | Início das Aulas |
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo) | EAD – Transmitida ao Vivo | 03 | 28/Abril/2022 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas Semanais | Quintas-Feiras (18h30 às 22h30) |
Aulas aos finais de semana distribuídas ao longo do curso. | Sexta-Feira (18h30 às 22h30) Sábado (09h às 18h) Domingo (08h às 17h) |
Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)
Entende-se que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é considerada uma área crítica, com pacientes em situação de vulnerabilidade, expostos ao uso de medicamentos de alta vigilância, em vias de administração por vezes mais complexas que as usuais e onde há maior risco de manifestação de eventos adversos, sendo a intervenção do farmacêutico junto a equipe assistencial, com foco na Prevenção, Identificação, Avaliação, Intervenção e Monitoramento de resultados do uso de medicamentos, fundamental para contribuir com a obtenção de melhores resultados em saúde e para a segurança e qualidade do cuidado.
Observa-se, atualmente, uma demanda crescente de farmacêuticos clínicos para acompanhar a evolução de pacientes internados em UTI e, conforme a Resolução Nº 675, do Conselho Federal de Farmácia, de 31 de outubro de 2019, é necessária capacitação específica para que o farmacêutico esteja apto a atuar de maneira efetiva, célere e condizente com as necessidades destes pacientes de forma integrada às ações dos demais membros da equipe de cuidado.
O Curso de Pós-Graduação em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva destina-se a farmacêuticos que exercem ou desejam exercer atividades de farmácia clínica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Indicado, também, para docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.
Ao término do Curso de Pós-Graduação em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Introdução à Unidade de Terapia Intensiva: Histórico; Modalidades de Unidades de Terapia Intensiva e suas Características; Gestão de Risco e Segurança no Uso de Medicamentos em Unidades Críticas; Gestão e Liderança em Unidades de Terapia Intensiva – Elaboração e Gerenciamento de Protocolos e Indicadores; FAST HUG MAIDENS*; Farmacoeconomia. * Feeding, Analgesy, Sedation, VTE profilaxy, Head of bed 30°, Ulcer stress profilaxy, Glucose Control, Medication reconciliation, Antibiotics or anti-infectives, Indications for medication, Drug Dosing, Eletrolytes, no drug interactions and alergies, Stop dates. |
21h |
Semiologia, Monitoramento e Interpretação de Exames Laboratoriais: Conceitos Gerais em Semilogia; Contextualização da Semiologia para a Prática Farmacêutica em UTI; Sinais e Sintomas Gerais e Inespecíficos; Interpretação e Monitoramento de Resultados de Exames Laboratoriais: Provas de Função Hematológica e Hemostáticas, de Função Renal, de Função Hepática, de Equilíbrio Hidoeletrolítico, de Equilíbrio Ácido-Base, Perfil Cardíaco, Perfil Inflamatório, Pelfil Glicídico e Exames na COVID-19; Parada Cardiorespiratória (PCR). Discussão de Casos Clínicos. |
53h30min |
Fundamentos de Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva: Conceitos em Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico; Análise da Prescrição Médica/Revisão da Farmacoterapia; Conciliação Medicamentosa; Acompanhamento Farmacoterapêutico e Intervenção Farmacêutica no Paciente Crítico; Farmacovigilância. Discussão de Casos Clínicos/Evolução Farmacêutica em Prontuário. |
36h |
Vias de Administração, Dispositivos e Terapias em Medicina Intensiva: Cateteres Venosos Centrais; Sondas Enterais e Gástricas; Abordagem sobre Disfagia e seu Impacto na Administração de Medicadicamentos; Principais Vias de Administração de Medicamentos, Eletrólitos e Nutrientes; Ventilação Mecânica: Características do Ventilador; Dispositivo Inalatório para Ventilação Mecânica; Reposição Nutricional; Sedação; Analgesia; Fármacos Vasoativos; Reposição Eletrolítica. Discussão de Casos Clínicos/Evolução Farmacêutica em Prontuário. |
32h |
Farmacoterapia de Doenças Prevalentes em Unidades Críticas: Fundamentos de Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacoterapia; Princípios Básicos de Pesquisa Clínica; Farmacoterapia de Enfermidades: Cardiovasculares e Renais, Hepáticas, Respiratórias, Oncológicas, Neurológicas, Pediátricas e Neonatológicas. Exercícios de Farmacocinética, Farmacodinâmica e Farmacoterapia/Discussão de Casos Clínicos. |
125h30min |
Farmacoterapia de Condições Prevalentes em Unidades Críticas: Distúrbio de Coagulação e Prevenção de Tromboembolismo Venoso; Enfermidades Infecciosas e Sepse; Farmacoterapia de Enfermidades em Gestantes e Puérperas; Prevenção de Queda e de Úlceras por Pressão; Cuidados Paliativos. Discussão de Casos Clínicos. |
44h |
Bases Humanísticas do Cuidado ao Paciente Crítico: A Doença e o Adoecer; Representações Sociais em Saúde; O Adoecimento, a Morte e o Morrer como Parte do Ciclo da Vida; A Família e o Cuidador do Paciente Crítico; Desafios da Comunicação de Notícias Difíceis e Delicadas; Humanização nos Ambientes de Terapia Intensiva. Fóruns de Discussão. |
18h |
Bases Metodológicas para a Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Pesquisa Científica – Aspectos Metodológicos; Bibliotecas Virtuais em Saúde; Saúde Baseada em Evidência; Orientação para a Estruturação e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. Workshop Saúde Baseada em Evidência. |
30h |
CARGA HORÁRIA TÉORICA | 360h |
Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. | 60h |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
420h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
Este curso terá a Aula Magna de Abertura conduzida por um profissional com reconhecida experiência nesta área.
Potencialidades do Trabalho em Equipe Multidisciplinar no Atendimento ao Paciente Crítico
Ana Maria Cavalheiro – Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital São Camilo
Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Clínica Médica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuou como Enfermeira Sênior na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Israelita Albert Einstein. Possui experiência em pesquisa clínica, educação, treinamento e assistência direta ao paciente. É Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital São Camilo – Unidade Pompeia.
Leiliane Rodrigues Marcatto
Farmacêutica, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Farmacêutica Clínica em terapia intensiva no Hospital São Camilo Pompeia. Diretora Executiva do departamento de farmacologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Membro no Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia- SP. Convidada no Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Clínica. Docente do Instituto Racine.
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.
O Cursos de Pós-graduação Latu sensu em Nível de Especialização é regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação e de tecnólogo), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino, para atuar em determinados ambientes de trabalho e/ou para conferir pontuação em concursos públicos. Os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Nível de Especialização são oferecidos pelo Instituto Racine de Educação Superior (Racine), Instituição devidamente credenciada como Faculdade no Ministério da Educação (MEC), sob código nº 18698, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).
Farão jus ao Certificado de Conclusão de Curso, os alunos que tiverem obtido nota de aproveitamento de, pelo menos, 7,0 (sete), segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos no projeto pedagógico do curso, frequência de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e entrega e aprovação de Trabalho/Projeto de Conclusão de Curso (TCC), com nota de, pelo menos, 7,0 (sete).
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Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. | |
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Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. | |
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Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. |