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Cursos de Pós-Graduação

Nutrição Clínica

Comportamento Alimentar, Suplementação e Fitoterapia

O curso tem como objetivo capacitar nutricionistas para realizar o atendimento clínico nutricional global do paciente com base nos referenciais teóricos da pesquisa em nutrição humana e considerando os aspectos relacionados à prescrição dietoterápica, de suplementos e de fitoterápicos aplicada à prática clínica, nos âmbitos de consultório, hospitalar, ambulatorial e domiciliar.
Este curso tem como diferencial a aplicação de estratégias educacionais que possibilitem o aprimoramento do raciocínio clínico e a construção de vínculo com o paciente no sentido de contribuir para aprimorar seu comportamento alimentar. As disciplinas são desenvolvidas de forma integrada, o que possibilita que a formação seja dinâmica, participativa e voltada para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Corpo Docente que integra este curso, é composto por profissionais com larga experiência tanto na prática clínica quanto na docência para o ensino superior.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
21 meses
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
03 06/Maio/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)
04 Encontros aos Finais de Semana Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “a Alimentação e a Nutrição constituem requisitos básicos para a Promoção e a Proteção à Saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de Crescimento e Desenvolvimento Humano com Qualidade de Vida e Cidadania”.
    O comportamento alimentar de um dado indivíduo é influenciado por fatores, tais como: o senso comum, as crenças e tabus alimentares, as informações não científicas veiculadas pelos meios de comunicação e, em pequena parcela, pelo conhecimento científico. Para que o nutricionista possa contribuir para a mudança deste comportamento é necessário que, além de estar embasado cientificamente, esteja preparado para abordar o indivíduo de forma assertiva, considerando os aspectos biopsicossociais que influenciam seus hábitos de vida e escolhas alimentares.
    O mercado de trabalho do nutricionista clínico é extremamente amplo, atendendo aos mais diversos perfis de pacientes, desde aqueles com presença de enfermidades até mesmo aqueles que querem manter uma alimentação mais equilibrada. A demanda por orientação alimentar tem crescido significativamente nos últimos anos, face ao diagnóstico precoce das doenças crônicas não transmissíveis e ao reconhecimento da influência da alimentação sobre sua evolução.
    Para atender a esta demanda, o nutricionista deve estar apto para compreender o comportamento alimentar do indivíduo que atende, analisar sua condição nutricional, identificar suas necessidades e comprometimentos em termos de nutrientes e conhecer os principais transtornos alimentares e seu manejo, de forma que possa escolher estratégias efetivas que contribuam para a prevenção, tratamento e recuperação de seu estado de saúde.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área clínica nos seguintes espaços:

    • Hospitais (Unidades de Terapia Intensiva, unidades clínicas de diversas especialidades, lactários, ambulatórios, entre outros);
    • Clínicas ou Consultórios Privados;
    • Unidades Básicas de Saúde;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

    Indicado, também, para docentes nutricionistas de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer a influência e importância de aspectos bioquímicos, metabólicos e farmacológicos na terapia nutricional;
    • Selecionar os métodos de avaliação nutricional (dietéticos e antropométricos) que melhor contribuam para a conduta nutricional;
    • Solicitar e avaliar exames laboratoriais que contribuam para o acompanhamento nutricional;
    • Compreender a atuação do nutricionista na atenção primária a saúde e o trabalho em equipe nos ambientes intra e extra-hospitalar;
    • Aplicar diferentes estratégias para a terapia oral, enteral e parenteral de acordo com a enfermidade do paciente, que contribuam para melhorar os resultados do tratamento e o prognóstico do paciente;
    • Aplicar conhecimentos científicos à prática nutricional;
    • Utilizar estratégias de educação nutricional e técnicas comportamentais para possibilitar adesão e engajamento dos pacientes ao tratamento nutricional;
    • Reconhecer necessidades de prescrição de fitoterápicos como estratégia, nos casos em que esta conduta possa contribuir para obtenção de melhores resultados do tratamento nutricional;
    • Fazer a prescrição de suplementos nas situações clínicas em que estes tragam benefícios ao paciente;
    • Realizar um atendimento nutricional racional e seguro que proporcione resultados positivos para o paciente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Princípios de Nutrição Humana: Bioquímica e Fisiologia Aplicadas à Nutrição (Metabolismo de Macronutrientes e de Micronutrientes); Farmacologia Aplicada a Nutrição; Recomendações Nutricionais; Avaliação Nutricional; Exames Laboratoriais e sua Aplicação à Prática Clínica em Nutrição.
    Estudo de Casos
    41h45
    Atuação do Nutricionista na Área Clínica: O Nutricionista Clínico e Seus Ambientes de Atuação (em Ambiente Hospitalar e em Equipe Interdisciplinar, em Lactário em Ambulatório, em Consultório e em Domicílio; Educação Alimentar; Nutrigenética e Nutrigenômica; Alimentos Funcionais; em Nutrição Esportiva; em Nutrição Estética.
    Estudo de Casos
    55h45
    Nutrição Clínica em Doenças Prevalentes: Doenças Cardiovasculares e Metabólicas; Obesidade; Distúrbios do Trato Gastrointestinal, Intolerâncias e Alergias Alimentares; Pneumopatias, Doenças Oncológicas; Doenças Neurodegenerativas.
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    67h45
    Nutrição Clínica em Situações Especiais: Condições Especiais: Crianças, Adolescentes, Gestantes, Idosos e Veganos; Ostomias; Transplantes e Cirurgias; Pacientes Queimados, em Sepse e em Desnutrição; Hepatopatias; Pancreatites; Doença Renal; Doenças Infectocontagiosas; Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    79h15
    Comportamento Alimentar: Aspectos Psicobiológicos do Comportamento Alimentar; Modelo Transteórico e Comportamento Alimentar; Transtornos Alimentares; Entrevista Motivacional.
    Discussão de Casos Clínicos.
    36h
    Nutrição Clínica e Fitoterapia: Introdução a Fitoterapia; Interações Medicamentosas em Fitoterapia; Prescrição de Fitoterápicos; Fitoterapia no Sistema Digestório; Fitoterapia na Obesidade e suas Comorbidades; Fitoterapia no Sistema Imunológico e Respiratório; Fitoterapia na Estética; Fitoterapia na Ansiedade e na Depressão; Fitoterapia no Esporte.
    Prática de Preparo de Chás Medicinais, Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    64h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    344h30


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialista Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialista em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

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