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Nutrição Clínica

O curso tem como objetivo capacitar nutricionistas para realizar o atendimento clínico nutricional global do paciente com base nos referenciais teóricos da pesquisa em nutrição humana e considerando os aspectos relacionados à prescrição dietoterápica, de suplementos aplicada à prática clínica, nos âmbitos de consultório, hospitalar, ambulatorial e domiciliar.
Este curso tem como diferencial a aplicação de estratégias educacionais que possibilitam o aprimoramento do raciocínio clínico e a construção de vínculo com o paciente no sentido de contribuir para aprimorar seu comportamento alimentar.
Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Especialização tem como principal objetivo atender demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho, assumindo contornos de pós-graduação profissionalizante e acadêmica. Servem para adaptar, num primeiro momento, os egressos de cursos superiores de graduação às funções exigidas pela estrutura do cenário corporativo das empresas.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas) 04 07/Abril/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)
Encontros aos Finais de Semana Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “a Alimentação e a Nutrição constituem requisitos básicos para a Promoção e a Proteção à Saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de Crescimento e Desenvolvimento Humano com Qualidade de Vida e Cidadania”.
    O comportamento alimentar de um indivíduo é influenciado por fatores, tais como: o senso comum, as crenças e tabus alimentares, as informações não científicas veiculadas pelos meios de comunicação e, em pequena parcela, pelo conhecimento científico. Para que o nutricionista possa contribuir para a mudança deste comportamento é necessário que, além de estar embasado cientificamente, esteja preparado para abordar o indivíduo de forma assertiva, considerando os aspectos biopsicossociais que influenciam seus hábitos de vida e suas escolhas alimentares.
    O mercado de trabalho do nutricionista clínico é extremamente amplo, atendendo aos mais diversos perfis de pacientes, desde aqueles com presença de enfermidades até aqueles que querem manter uma alimentação mais equilibrada. A demanda por orientação alimentar tem crescido significativamente nos últimos anos, face ao diagnóstico precoce das doenças crônicas não transmissíveis e ao reconhecimento da influência da alimentação sobre sua evolução.
    Para atender a esta demanda, o nutricionista deve estar apto para compreender o comportamento alimentar do indivíduo que atende, analisar sua condição nutricional, identificar suas necessidades e comprometimentos em termos de nutrientes e conhecer os principais transtornos alimentares e seu manejo, de forma que possa escolher estratégias efetivas que contribuam para a prevenção, tratamento e recuperação de seu estado de saúde.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área clínica nos seguintes espaços:

    • Hospitais (Unidades de Terapia Intensiva, unidades clínicas de diversas especialidades, lactários, ambulatórios, entre outros);
    • Clínicas ou Consultórios Privados;
    • Unidades Básicas de Saúde;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

    Indicado, também, para docentes nutricionistas de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer a influência e a importância de aspectos bioquímicos, metabólicos e farmacológicos na terapia nutricional;
    • Selecionar os métodos de avaliação nutricional (dietéticos e antropométricos) que melhor contribuam para a conduta nutricional;
    • Solicitar e avaliar exames laboratoriais que contribuam para o acompanhamento nutricional;
    • Compreender a atuação do nutricionista na atenção primária à saúde e o trabalho em equipe nos ambientes intra e extra-hospitalar;
    • Aplicar diferentes estratégias para a terapia oral, enteral e parenteral de acordo com a condição clínica do paciente, que possam contribuir para melhorar o prognóstico e os resultados do tratamento;
    • Aplicar conhecimentos científicos à prática nutricional;
    • Utilizar estratégias de educação nutricional e técnicas comportamentais para possibilitar adesão e engajamento dos pacientes ao tratamento nutricional;
    • Fazer a prescrição de suplementos nas situações clínicas em que estes tragam benefícios ao paciente;
    • Realizar um atendimento nutricional racional e seguro que proporcione resultados positivos para o paciente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Princípios de Nutrição Humana: Bioquímica e Fisiologia Aplicadas à Nutrição (Metabolismo de Macronutrientes e de Micronutrientes); Farmacologia Aplicada a Nutrição; Recomendações Nutricionais; Avaliação Nutricional; Exames Laboratoriais e sua Aplicação à Prática Clínica em Nutrição; Prescrição de Suplementos.
    Estudo de Casos
    50h30min
    Atuação do Nutricionista na Área Clínica: Alimentos Funcionais e Nutrição Esportiva 20h
    Nutrição Clínica em Doenças Prevalentes: Doenças Cardiovasculares e Metabólicas; Obesidade; Distúrbios do Trato Gastrointestinal, Intolerâncias e Alergias Alimentares; Pneumopatias, Doenças Oncológicas; Doenças Neurodegenerativas.
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    63h45min
    Nutrição Clínica em Situações Especiais: Condições Especiais: Crianças, Adolescentes, Gestantes, Idosos e Veganos; Ostomias; Hepatopatias; Pancreatites; Doença Renal; Doenças Infectocontagiosas;
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    39h30min
    Comportamento Alimentar: Aspectos Psicobiológicos do Comportamento Alimentar; Modelo Transteórico e Comportamento Alimentar; Transtornos Alimentares; Entrevista Motivacional.
    Discussão de Casos Clínicos.
    36h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    209h45min


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialização em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    Os cursos de Aperfeiçoamento são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996). São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), possuem caráter profissionalizante, com a finalidade de aperfeiçoar um conhecimento com o qual o profissional já lida ou pretenda incorporar em seu dia a dia de trabalho.
    Estes cursos, pela titulação conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos em certos ambientes de trabalho. Os Cursos de Aperfeiçoamento, são oferecidos pelo Instituto Racine de Educação Superior (Racine), Instituição devidamente credenciada no Ministério da Educação (MEC), como Faculdade sob código nº 18698; por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

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