O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Farmácias e Drogarias tem como objetivo capacitar o profissional para olhar o negócio Farmácia de forma ampliada, ciente do que acontece neste segmento e, também, em outros setores da economia no Brasil e no Mundo, conciliando informações como: comportamento do consumidor, movimentos da sociedade e, principalmente, movimentos das grandes corporações do Varejo e da Indústria, às característica técnicas deste estabelecimento, de forma a conduzir sua administração com flexibilidade, planejamento e projeção para o futuro.
O diferencial deste curso é a formação centrada no Estudo de Casos, possibilitando ao profissional a análise de experiências exitosas, deste e de outros segmentos, de modo a aplica-las ao varejo farmacêutico.
Os Cursos de Aperfeiçoamento somente podem ser oferecidos por Instituições de Ensino Superior. Visam à melhoria de desempenho profissional em uma ocupação específica, a fim de atender às exigências do contexto em que está inserida, assumindo condição de degrau na escala do processo de educação continuada. Não equivalem a cursos de especialização, não conferindo, portanto, título de especialista a quem o conclui, mas o profissional pode citar em seu curriculum que possui curso de Pós-Graduação em Nível de Aperfeiçoamento.
EAD | Turma | Início das Aulas |
EAD – Transmitida ao Vivo | 01 | 21/Setembro/2022 |
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília | |
Aulas Semanais | Quarta-feira (18h30 às 22h30) |
Encontros aos Finais de Semana | Sexta-feira (18h30 às 22h30) Sábado (09h às 18h) |
Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)
O varejo farmacêutico brasileiro apresentou no ano de 2021 um crescimento da ordem de 10,8%, segundo dados divulgados pela IQVIA, o que representa um faturamento de R$ 152,1 bilhões. Esses números, por si só, reforçam o potencial deste segmento que deve manter seu crescimento ainda acelerado nos próximos anos, tornando-o cada vez mais interessante para grandes corporações mundiais.
Por outro lado, um setor composto por quase 80 mil empresas tem concorrência acirrada e a crescente concentração do mercado em grandes grupos varejistas é um dos fatores que exigirá dos profissionais farmacêuticos, que atuam ou pretendam atuar neste segmento, um forte preparo administrativo. O mercado está assim dividido: 44% dos estabelecimentos integram as redes farmácias associadas à ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), 26% são farmácias independentes, 17% são redes farmácias que atuam de forma associada e franquias e 13% são outras redes.
Esse mosaico de empresas possui características muito diversas quanto a performance financeira, poder de compra, posicionamento, número de lojas, operação de pontos de venda, entre outros. Apresentam, também, iniciativas e estratégias diferentes quanto a temas como expansão, formato de loja, atendimento ao cliente, gestão e mecanismos de crescimento. Neste contexto, o Varejo Farmacêutico é um amplo mercado de trabalho para os farmacêuticos e que oferece inúmeras oportunidades de ascensão aos profissionais que estejam dispostos a ganhar conhecimentos e desenvolver habilidades que lhes permita contribuir com a gestão do negócio e das pessoas.Por meio deste Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Farmácias e Drogarias o farmacêutico desenvolverá uma visão mais abrangente do negócio, aprendendo a reconhecer sua dinâmica e seus movimentos, aqui no Brasil e no mundo, e estará mais preparado para lidar com incertezas e instabilidades, compreender os consumidores e o processo de consumo, enxergar oportunidades, propor inovações, pensar no longo prazo e fazer a diferença nas organizações onde trabalha ou trabalhará.
O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Farmácias e Drogarias destina-se a farmacêuticos que atuam ou pretendam atuar na Gestão de Farmácias e Drogarias. Indicado, também, para docentes que atuam em Farmácias Escola.
Ao término do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Farmácias e Drogarias, o profissional será capaz de:
Programa do Curso | Carga Horária |
Fundamentos de Gestão e Operações no Comércio Varejista e sua Relação com o Varejo Farmacêutico: O Varejo no Brasil e o Mercado Varejista no Mundo; Mudanças no Varejo nos Últimos Anos; Varejo Farmacêutico no Brasil e suas Diferenças em Relação ao Mercado Mundial; Redes de Farmácias, Franquias e Associativismo – Administração, Diferenças e Vantagens de Cada Modalidade de Negócio; Perspectivas do Varejo Farmacêutico no Brasil e no Mundo. | 28h |
Ética, Legislação e Direito do Consumidor no Dia a Dia do Varejo Farmacêutico: Legislação Farmacêutica e Sanitária; Responsabilidade Civil e Criminal do Responsável Técnico; Direito do Consumidor. | 20h |
Planejamento, Inovação e Projetos em Farmácias: Inovação – Conceitos e Aplicações; Análise dos Ambientes de Negócio – Analise Swot e as Vantagens Competitivas; Criação de Planos Estratégicos para Curto, Médio e Longo Prazos; Criação e Gestão de Processos e Projetos Sustentáveis; Situações em Saúde que Exigem Posicionamentos, Mudanças e Ações Rápidas. | 28h |
Administração e Gestão da Qualidade no Varejo Farmacêutico: Finanças Básicas e Orçamento; Projeção e Fluxo de Caixa; Gestão Estratégica de Custos; Preços como Estratégia do Negócio; Gestão de Estoque; Integração entre os Processos e as Funções como Garantia da Qualidade. | 28h |
Gerir, Cuidar e Obter Resultados Através de Pessoas no Varejo Farmacêutico: A Importância da Área de Recursos Humanos dentro do Negócio Farmácia; Gestão de Pessoas e os Modelos de Liderança; Clima Organizacional e Motivação; Desenvolvimento de Equipes para Alta Performance; Gestão de Conflitos; Comunicação Corporativa. | 36h |
Prestação de Serviços Farmacêuticos Assistenciais em Farmácias: Dispensação; Conciliação de Medicamentos; Revisão da Farmacoterapia; Acompanhamento Farmacoterapêutico; Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados; Farmacovigilância e Educação em Saúde; Implementação de Novos Serviços – Vacinação e Exames Rápidos. | 28h |
Comunicação e Marketing no Varejo Farmacêutico: Gestão Estratégica de Marketing; Merchandising e Layout de Loja; Mix de Produtos e Serviços; Comunicação Integrada de Marketing; Comportamento do Consumidor; E-commerce no Varejo Farmacêutico. | 32h |
CARGA HORÁRIA TOTAL As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso. |
200h |
É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.
As Mesas Redondas com Especialistas, incluídas no Projeto Pedagógico do curso, tratarão dos desafios e das perspectivas do Varejo Farmacêutico no Brasil e das demandas que surgirão para a atuação dos Farmacêuticos neste segmento.
Os Estudos de Casos abordarão as melhores práticas de corporações do varejo e do Setor Industrial, do segmento farmacêutico e de outros segmentos.
Nara Buratti
Farmacêutica Industrial, graduada pela Universidade de Marilia. Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração. Especialista em Administração de Marketing pela Universidade São Judas. Professional & Self Coach pelo Instituto Centro Nacional de Coach Cenacoaching. Analista Comportamental Neurosistêmico pelo Cenacoaching e Professional em Body e Brain Health Coaching pelo Cenacoaching. Atua desde 1994 no mercado farmacêutico e suas experiências incluem o seguimento hospitalar, varejo de grandes empresas, área de negócios com vendas corporativas e, desde 2012, atua como Docente e Consultora Corporativa na área de Treinamentos e Desenvolvimento de Pessoas. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.
Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.
O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso. As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.
Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Aperfeiçoamento são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996). São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação e de tecnólogo), possuem caráter profissionalizante, com a finalidade de aperfeiçoar um conhecimento com o qual o profissional já lida ou pretenda incorporar em seu dia a dia de trabalho. Estes cursos, pela titulação conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para atuar em determinados ambientes de trabalho. Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Aperfeiçoamento, são oferecidos pelo Instituto Racine de Educação Superior (Racine), Instituição devidamente credenciada como Faculdade no Ministério da Educação (MEC), sob código no 18698, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).
Farão jus ao Certificado de Conclusão de Curso, os alunos que tiverem obtido nota de aproveitamento de, pelo menos, 7,0 (sete), segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos no projeto pedagógico do curso e frequência de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.
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Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.
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Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. | |
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Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte. |