fbpx

Cuidado Farmacêutico em Homeopatia

O curso tem como objetivo apresentar as bases do raciocínio clínico farmacêutico que norteiam as tomadas de decisão direcionadas ao cuidado do paciente, de acordo com a legislação vigente e a partir da compreensão dos fundamentos da filosofia, da farmacologia e da farmacoterapia homeopática.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
13 meses presenciais
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
02 01/Julho/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)
03 Encontros aos Finais de Semana Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A prescrição homeopática é peculiar e a farmácia homeopática brasileira possui a riqueza do atendimento das necessidades específicas de cada usuário, o que exige um profissional farmacêutico capacitado a lhe prestar a assistência farmacêutica adequada de modo a garantir a adesão e o sucesso do tratamento homeopático proposto.
    A implantação de serviços farmacêuticos para os usuários de homeopatia oferece, também, uma possibilidade de ampliação da atuação do farmacêutico homeopata.
    Em um mercado de trabalho altamente competitivo, os profissionais que dedicarem atenção à sua formação, desenvolvendo competências que possam melhor qualifica-los na área da homeopatia, serão aqueles que farão a diferença nos locais em que atuam e que serão buscados para prestação de serviços à sociedade.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos que necessitam aprimorar conhecimentos relacionados à prestação de serviços farmacêuticos ao paciente com foco em homeopatia. Indicado, também, para docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os conceitos e fundamentos da homeopatia aplicando-os à prática farmacêutica homeopática;
    • Apreender os elementos essenciais da concepção saúde-doença em homeopatia no cuidado ao paciente;
    • Compreender os elementos fundamentais da farmacologia homeopática, os tipos de pesquisa e os modelos experimentais utilizados em homeopatia;
    • Conhecer como acessar fontes de informação qualificada e aplicá-las ao uso correto dos medicamentos homeopáticos;
    • Compreender os fundamentos do raciocínio clínico homeopático, interpretando os sinais e sintomas referidos pelos pacientes sob a visão homeopática;
    • Aplicar os princípios de seleção e indicação de medicamentos homeopáticos, quando oportuno e se necessário, redigindo adequadamente prescrições farmacêuticas;
    • Aplicar a legislação e os valores éticos na atuação em farmácia homeopática.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Fundamentos de Homeopatia, de Farmacologia Homeopática e de Pesquisa em Homeopatia: A Lei dos Semelhantes na Natureza e nos Seres Vivos; Hahnemann e seu Legado; Efeito Primário e Secundário; Medicamento Homeopático: Origem, Preparo, Dose e Potência; O Organismo como Unidade Biológica- Holismo; Sintomas e Matéria Médica; Doenças Agudas, Crônicas e a Farmácia; Diferentes Escolas Homeopáticas; Novas Abordagens e sua Influência sobre a Atividade Farmacêutica; Anamnese e a Arte de Observar; Dicas para uma Boa Prática com Medicamentos Homeopáticos; Compilação de Todas as Informações da Filosofia e Fundamentos da Homeopatia.. 48h
    Introdução ao Raciocínio Clínico e ao Cuidado Farmacêutico em Homeopatia: Prática Clínica Farmacêutica: Farmácia Clínica/Atenção Farmacêutica/Cuidado Farmacêutico; O Processo Assistencial do Acompanhamento Farmacoterapêutico e do Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados; Exames Laboratoriais no contexto do Cuidado Farmacêutico; Noções de Biotipologia; Serviços Farmacêuticos Orientados ao Paciente; Intercorrências nos Casos Agudos; Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados; Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente em Uso de Medicamentos Homeopáticos; Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados em Homeopatia. 73h45
    Farmacoterapia Homeopática: Princípios da Farmacoterapia Homeopática; Objetivos Terapêuticos da Farmacoterapia Homeopática; Estudo de Matéria Médica, Repertório Homeopático e Fontes de Informação; Análise e Hierarquização dos Sintomas; Farmacoterapia Homeopática em Problemas de Saúde Autolimitados; Documentos e Registros Necessários à Prescrição Farmacêutica; Diferenças entre Homeopatia e Antroposofia. 84h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    205h45


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Márcia de Cássia Silva Borges
    Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo. Proprietária de Farmácia Homeopática por 16 anos. Desde 2005 atua como Consultora em Gestão da Qualidade em Farmácias Homeopáticas e Magistrais. Consultora Ad Hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia. Ministrante de aulas e palestras na área magistral e Homeopática. Diretora Secretária da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram