Curso Preparatório para MAPA 2017

 Curso Preparatório – Mapa 2017

Com 300 vagas previstas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) selecionará por meio de concurso público, profissionais para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, especialidade Médico Veterinário, para provimento do quadro de pessoal do órgão. O último concurso para o MAPA aconteceu em 2014 e obteve mais de 400 mil inscritos para 796 vagas de nível médio e superior distribuídas em 22 Estados e no Distrito Federal.

O Programa deste Curso contempla os conteúdos essenciais para o Concurso MAPA 2017 e as necessidades do cargo, sendo útil também para participar de outros concursos públicos na área de Medicina Veterinária, e conta com um corpo docente multidisciplinar, dentre eles Servidores do MAPA que atuam na Fiscalização Federal Agropecuária, somado à experiência do Instituto Racine em preparação para Provas de Título e Concursos Públicos desde 2013.

icones_mapa_diferenciais
Informações Importantes Sobre o Concurso MAPA 2017
  • Concurso: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Concurso Mapa 2017)
  • Cargo: Auditor Fiscal Federal Agropecuário
  • Banca organizadora: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
  • Escolaridade: Nível Superior (Médico Veterinário)
  • Nº de Vagas: 300
  • Carga Horária de Trabalho: 40 horas semanais
  • Faixa Salarial: R$ 14.584,71 (inicial)
  • Inscrições p/ o Concurso: 02 a 16 de outubro de 2017
  • Valor da Inscrição p/ o Concurso: R$ 120,00
  • Data da Prova Objetiva: 17 de dezembro de 2017
mapa_concurso2

Atenção!
A data da Prova do Concurso foi alterada para 17/Dez/2017

Comodidade e Flexibilidade

Você assiste o curso no local e horário de sua preferência.

Videoaulas

Aulas gravadas em vídeo com duração média de 60 minutos cada.

Exercícios Comentados

Resolução de exercícios extraídos de provas anteriores ou elaborados pelos docentes.

Material Complementar

Conteúdo extra para estudo disponibilizado em plataforma digital.

Inscreva-se no Curso Preparatório e Ganhe Conteúdos Complementares para sua Preparação

Conteúdos Bônus*

Bônus 01 ►Aula Online
O Auditor Fiscal e sua Atuação no MAPA
Histórico da Inspeção; A Carreira do Auditor Fiscal Federal Agropecuário – AFFA; Estrutura Organizacional do Ministério daAgricultura e Agropecuária(MAPA).
Bônus 02 ►Aula Online
Produtos de Origem Animal: Inspeção e Importação
Produtos de Origem Animal – Inspeção e Importação: Sistemas de Inspeção; Serviço Unificado de Atenção àSanidade Agropecuária (SUASA); Importação de Produtos de Origem Animal (POA).

*Disponível para os Alunos que realizarem a aquisição dos Módulos de Conhecimentos Específicos ou Completo.

Curso Preparatório para o Cargo:
Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Médico Veterinário)
Módulo Conhecimentos Gerais (CG) Módulo Conhecimentos Específico (CE) Módulo: Completo (CGCE)
25h 70h 95h

Período de Acesso às Aulas Online:
de 30/Out/2017 até 30 dias após a realização da Prova Objetiva do Concurso.

Programa do Curso Preparatório para o Concurso MAPA 2017

Módulo Conhecimentos Gerais (CG)

Língua Portuguesa

Compreensão textual; Ortografia; Semântica; Morfologia; Sintaxe; Pontuação; Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ética Pública

Direito Constitucional: Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Direitos Sociais, Direitos de Nacionalidade, Direitos Políticos, Partidos Políticos; Organização Político-Administrativa do Estado: Federalismo Brasileiro – União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios Federais; Administração Pública: Disposições Gerais, Servidores Públicos; Poder Executivo.

Direito Administrativo: Regime Jurídico dos Servidores Civis Públicos da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei n◦ 8.112, de 11 de dezembro de 1990), Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Federal (Lei n◦ 9.784, de 29 de janeiro de 1999), Prazo de Prescrição para o Exercício da Ação Punitiva pela Administração Pública Federal (Lei n◦ 9.873, de 23 de novembro de 1999), Sansões Aplicáveis aos Agentes Públicos nos Casos de Enriquecimento Ilícito no Exercício de Mandato, Cargo, Emprego ou Função na Administração Pública Direta, Indireta ou Funcional (Lei 8.429, de 02 de junho de 1992), Normas de Conduta dos Servidores Públicos Civis da União (Lei n◦ 8.027, de 12 de abril de 1990).

Ética Pública: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n◦ 1.171, de 22 de junho de 1994).

Conhecimentos de Informática

Sistema Operacional: Ambientes Windows;

Conceitos de Internet e Intranet: Uso de Tecnologias Relacionadas a Internet, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos Associados a Internet e Intranet; Ferramentas e Aplicativos de Navegação, de Correio Eletrônico, de Busca e Pesquisa;

BrOffice e Microsoft Office: Aplicativos para Edição de Textos e Planilhas, Geração de Material Escrito e Multimídia Organização e Gerenciamento de Informações: Conceitos, Arquivos, Pastas e Programas.

Conceitos de Organização e de Gerenciamento de Informações: Arquivos, Pastas e Programas.

Carga Horária Total (CG): 25h

Módulo Conhecimentos Específicos (CE)

Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (POA)

a.Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – Lei n◦ 1.283, de 18 de dezembro de 1950 e Lei n◦ 7.889, de 23 de novembro de 1989.

b.Regulamentação da Lei n◦ 1.283, de 18 de dezembro de 1950 e da Lei n◦ 7.889, de 23 de novembro de 1989 – Decreto n◦ 9.013, de 29 de março de 2017 e alteração introduzida pelo Decreto n◦ 9.069, de 31 de maio de 2017 (Regulamento de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal – RIISPOA 2017).

c.Normas Técnicas de Instalações e Equipamentos para Abate e Industrialização de Suínos – Portaria n◦ 711, de 01 de novembro de 1995..

d.Regulamento Técnico de Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carnes de Aves – Portaria n◦ 210, de 10 de novembro de 1998.

e.Controle e monitoramento de Salmonella ssp nos Estabelecimentos Avícolas Comerciais de Frangos e Perus de Corte e nos Estabelecimentos de Abate de Frangos, Galinhas, Perus de Corte e Reprodução, registrados no Serviço de Inspeção Federal – Instrução Normativa n◦ 20, de 21 de outubro de 2016.

f.Procedimento de Controle de Listeria monocytogenes em Produtos de Origem Animal Prontos para Consumo – Instrução Normativa n◦ 09, de 08 de abril de 2009/Procedimentos Operacionais Complementares à Instrução Normativa n◦ 09, de 08 de abril de 2009 – Norma Interna DIPOA/SDA n◦ 01, de 09 de agosto de 2013.

g.Regulamento Técnico sobre Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos – Portaria n◦ 368, de 04 de setembro de 1997.

h.Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC a ser implantado, gradativamente, nas Indústrias de Produtos de Origem Animal sob o Regime do Serviço de Inspeção Federal (SIF) – Portaria n◦ 46, de 10 de fevereiro de 1998.

i.Patógenos de Interesse de Saúde Pública Implicados em Surtos Alimentares por Consumo de Produtos de Origem Animal.

j.Regulamento Técnico de Métodos de Insensibilização para o Abate Humanitário de Animais de Açougue – Instrução Normativa n◦ 03, de 17 de janeiro de 2000.

Carga Horária Total (CE): 70h

Carga Horária Total Módulo Completo (CGCE): 95h
Corpo Docente

Os professores que integram o corpo docente dos Cursos Preparatórios para Concursos Públicos do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando as competências técnicas necessárias para que os egressos obtenham melhor desempenho no processo de estudo e realização das provas objetivas.

O Curso Preparatório para o Concurso MAPA 2017 conta com uma equipe multidisciplinar, dentre eles Servidores do MAPA que atuam na Fiscalização Federal Agropecuária.

Docentes Responsáveis

João Anderson Keiti Rocha

Médico Veterinário, com mestrado em Microbiologia e Sanitização Industrial e experiência como Coordenador de Qualidade Assegurada e Biossegurança, Gerente de Assuntos Regulatórios, Farmacovigilância e Qualidade Comercial em Indústria Veterinária. Atualmente é Consultor na área de assuntos regulatórios e qualidade para o setor industrial veterinário.

Letícia Muzi

Médica Veterinária com especialização em Defesa Sanitária, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA).

Marcos André da Silva Lopes

Farmacêutico, Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária e Interlocutor Estadual da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (MAPA).